23 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do ano de volta a Montemor-o-Velho com nove dias de animação

2 de Setembro 2022

Feira do ano de volta a Montemor-o-Velho com nove dias de animação

 

A Feira do Ano em Montemor-o-Velho regressa em força, de 3 a 11 de setembro, após dois anos de interregno devido à pandemia da covid-19. Este será o ano do reencontro, tendo novamente o Largo da Feira como sala de visitas do concelho. “É hora de demonstrar que o concelho de Montemor está imparável, vibrante e cheio de energia para continuar a abraçar o futuro e o desenvolvimento”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

Segundo o autarca, o certame volta “para celebrar a força das gentes do concelho e afirmar a nossa confiança no futuro e na construção de um concelho com mais desenvolvimento, bom para viver, trabalhar, aprender e para concretizar os sonhos”.

O programa conta com nove dias de animação, de entrada livre, dezenas de concertos de artistas locais e nacionais e uma programação diferenciadora pensada para todas as idades. Além disso, a Feira do Ano soma mais de uma centena de espaços repartidos pelos setores institucional, artesanato concelhio, comércio, indústria e serviços, agrícola e automóvel, doçaria, café e tasquinhas, totalizando perto de 150 expositores.

 

Cartaz para todas as gerações

 

A escolha musical foi idealizada para agradar todos os públicos. O certame, que abre portas amanhã, vai receber Matias Damásio, seguindo-se Miguel Gameiro (4), Toy (5) e Sónia Costa com Tributo a Tina Turner (6). A fadista Gisela João sobe ao palco a 7 de setembro e a voz do artista Plutónio vai se fazer ouvir no dia seguinte (8). A 9 de setembro o palco vai ser entregue aos The Black Mamba e a Bárbara Bandeira promete um grande espetáculo a 10 de setembro. A Feira do Ano termina a 11 de setembro com o grupo Sons do Minho. Ainda neste dia, a tarde vai ser dedicada aos mais pequenos e à família com um espetáculo do Avô Cantigas que vai certamente proporcionar um momento bem animado.

Pelos palcos da Feira do Ano vão também passar os Baluarte (4), os Sax & Companhia (6), Adelaide Sofia (7), Sílvio Girão Fado (9) e Mickael Salgado (10). Já os fins de noite vão estar a cargo dos DJ’s Badmonkeys e Diogo Estobia (3), Óscar DJ (4), DJ Mendes (5), DJ Hugo Rafael e DJ Kamp (6), Lon3r Johny, DJ David Silva e DJ Old Guy (7), DJ Faria (8), DJ Fifty (9), e DJ Tomé e Tio Jel (10).

“Esta é uma festa que quer manter e reforçar o seu cunho de identidade local, pelo que as freguesias continuam a ter um papel preponderante na animação, com diversos grupos locais a mostrarem o seu valor”, vinca o presidente Emílio Torrão.

 

Gastronomia promete aguçar todos os paladares

 

Além de boa música, os visitantes podem apreciar a gastronomia da região, pois Montemor – o-Velho volta a juntar à mesa os sabores do campo e do rio, proporcionando uma autêntica viagem pela cultura gastronómica do concelho. O genuíno arroz carolino do Baixo Mondego, os peixes do rio Mondego, as hortícolas e as carnes da Gândara são cabeça de cartaz num menu condimentado com sabores característicos e diferenciadores da região.

O tecido associativo e empresarial foi desafiado a dinamizar o espaço das tasquinhas. Assim, serão cinco as tasquinhas onde os visitantes vão poder encontrar o cheiro das cozinhas de antigamente. O restaurante Pimenta Verde, a Associação de Criadores de Raça Marinhoa, o Centro Beira Mondego Santo Varão, a Casa do Povo de Arazede e o Grupo Desportivo Os Águias que vão apresentar ementas de deixar “água na boca”.

Também este concelho é rico em doces e o difícil vai ser mesmo escolher. Pasteis de Tentúgal, queijadas da Pereira, as pinhas de Montemor caramelizadas, arroz-doce e outras doçarias vão aguçar o paladar. Este ano vai ser ainda mais doce, pois o certame conta com mais participantes. Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo (arroz-doce), APPACDM de Coimbra Unidade Funcional de Montemor-o-Velho (arroz-doce), Grupo Folclórico da Vila de Pereira (Queijadas da Pereira), Marinho Pascoal (Ginja de Óbidos em copo de chocolate), Firmino Martins (Crepe), Associação Fernão Mendes Pinto (Pinha de Montemor), Ana Raquel Leitão (crepes e doces) e pastelaria Moinho Novo – Doçaria de Tentúgal.

 

Diversão para toda a família

 

A Feira do Ano é também uma festa de família. A Morlândia é já um ponto de referência para “miúdos e graúdos” que, este ano, cresce em tamanho, atividades e diversão. Entre os entretenimentos estão o minigolfe, o touro mecânico, o jogo splash funny ou ainda a Festa da Espuma que prometem fazer as delícias dos participantes mais jovens. São, assim, dois mil metros quadrados com muitos insufláveis e equipamentos de diversão com entrada livre.

Este ano, o recinto foi reorganizado “para tornar a experiência de visitação ainda mais agradável”. Assim, a entrada principal da Feira do Ano vai receber um novo espaço institucional, onde vão estar representadas além do Município, todas as Freguesias do concelho. Trata-se de um “Welcome Center”, um espaço de divulgação e promoção concelhia e um palco para a promoção do território. Neste local, com cerca de 200 m2, vão realizar-se as cerimónias protocolares e ainda um Posto de Informação e Divulgação Turística de Montemor-o-Velho.

 

Feira da Roupa e das Cebolas

 

As feiras da Roupa Velha e das Cebolas, inseridas na Feira do Ano, estão também de volta ao concelho de 5 a 8 de setembro. Durante quatro dias, os visitantes podem encontrar os mais variados produtos, desde cereais, legumes a roupa em segunda mão, artigos para o lar, móveis e ferramentas agrícolas, além de toneladas de cebolas.

 

Dia do Município

 

As comemorações solenes do Dia do Município acontecem a 8 de setembro na Praça da República em frente aos Paços do Concelho. Neste dia, a autarquia vai distinguir o mérito concelhio com atribuição de Medalhas de Mérito Municipal a várias individualidades e entidades concelhias por serviço e dedicação à causa pública.

Também o trabalho desenvolvido pelos estudantes do concelho vai ser reconhecido na sessão comemorativa, com a entrega das bolsas de estudo de excelência e mérito referentes ao ano letivo de 2020/2021.

 

A Feira nos quatro cantos do mundo

 

Além dos mais de 30 mil metros quadrados do recinto, a Feira do Ano vai chegar às “bocas do mundo” através do site www.feiradoano.pt. Criada durante a pandemia, a iniciativa tem como pretensão divulgar e promover os expositores do certame, demonstrando que a tradição e a tecnologia caminham lado a lado.

 

De mãos dadas com o ambiente

 

A Feira do Ano, orçada em 400 mil euros, está cada vez mais amiga do ambiente e nesta edição vão ser reforçados os pontos de separação seletiva de lixo, quer junto dos visitantes quer do setor comercial. Este ano a novidade prende-se com a implementação de copos reutilizáveis no recinto que têm um custo de 50 cêntimos e vão ser fornecidos em todas as tasquinhas, bares e petisqueiras.

No que diz respeito à poupança energética, pela primeira vez todo o recinto vai ser iluminado com luzes LED.

 

Iniciativas desportivas

O desporto volta também a marcar a Feira do Ano com a 22ª edição do Troféu Alves Barbosa (3 e 4 de setembro). Também a 10 de setembro, pelas 16h30, os “Séniores em Movimento” vão dar a conhecer as brincadeiras da sua meninice com jogos tradicionais, numa tarde que promete ser de grande animação.

O Centro Equestre de Montemor-o-Velho em parceria com a Câmara Municipal vai dinamizar um programa de atividades equestres. A Taça Inês de Castro (3 e 4 de setembro), o espetáculo equestre proporcionado por Pedro Malafaia (7), a Gincana infantil e Cavalhadas (8) e o desfile de trajes e demonstrações de disciplinas e música ao vivo (9) são as iniciativas previstas.

Na tarde de 4 de setembro vai ainda ter lugar a tradicional tourada, um dos pontos altos da Feira do Ano, bem ao gosto dos aficionados pelo gado equino e pelos toiros. A entrada tem um custo de 20 euros e a reserva pode ser feita através dos contactos telefónicos 916 411 707 ou 913 443 227.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM