17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira da Castanha e do Mel em Quilho este fim de semana

21 de Outubro 2022

A 14ª edição Feira da Castanha e do Mel, em Quilho – Mortágua -, regressa este fim-de-semana (22 e 23), ao Parque das Merendas de Quilho, organizada pela Associação de Desenvolvimento Social de Quilho (ADESQ). Esta iniciativa conta com a presença de gastronomia e animação musical.  Os visitantes, além dos sabores da região, vão poder desfrutar da paisagem que caracteriza o norte do concelho.

Em meados de outubro, normalmente, as gentes da povoação de Quilho arregaçam as mangas e dão o melhor do seu esforço para viver dois dias intensos e deixar satisfeitos muitas centenas de pessoas que procuram a Feira da Castanha e do Mel. O certame envolve a população, os visitantes e os que gostam de saborear os petiscos tradicionais desta localidade, entre eles, a Sopa da Matança, Serrabulho, Torresmos/Carne do Alguidar, Febras, Feijoada, diversos petiscos e pratos confecionados com castanhas, pão de trigo, broa caseira, vinhos, água-pé e os doces, como o pastel de castanha, filhós com mel e bolo de cornos.

“Estes eventos acrescentam valor e amor à terra” afirma Mário Esteves, da organização do evento, até porque a “Feira do Quilho é uma realidade, graças à dedicação da população” cujo propósito é “também dignificar e valorizar os produtos da terra e do seu trabalho.”

No sábado haverá animação, a partir das 11h00, com o grupo Elísio Aveiro Gaiteiros, estando marcado para as 12h00, a inauguração do certame, pelo presidente de Câmara Municipal de Mortágua, Ricardo Pardal, acompanhado por outros autarcas e entidades. Ao início da tarde a animação prossegue com o grupo The Yankees.

No domingo à tarde, a atração musical estará a cargo de Ruizinho de Penacova, estando agendado para as 18h00 o tradicional Magusto oferecido pela ADESQ.

Nesta feira os visitantes podem adquirir o fruto que dá mote ao certame (a castanha), além de variados produtos que estarão em exposição como as avelãs, nozes, queijos, enchidos de fumeiro, pão caseiro, bolos, mel e licores.

Mário Esteves, da organização, destaca o apoio da Câmara Municipal de Mortágua e da Junta de Freguesia de Espinho, sem esquecer os cerca de 80 habitantes do Quilho,“ que de forma graciosa e voluntária colaboram nas mais diversas funções”, concluindo que Quilho “é uma terra pequena, mas com o coração do tamanho do mundo”, esperando que os jovens da terra se associem ao evento, participando e dando a sua melhor colaboração para que, num futuro próximo, Quilho tenha a sua feira de ano como um polo de desenvolvimento e promoção turística da região.”

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM