30 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Farmácia Santa Cristina aposta numa resposta integrada para prevenir doença

4 de Outubro 2018

Assegurar um serviço de grande proximidade com o cliente, apostando sempre na prevenção da doença, é o desejo da Farmácia Santa Cristina. A funcionar desde final de julho na Urbanização da Barreira, junto ao Intermarché de Condeixa-a-Nova, este não é contudo um projeto novo no concelho, resultando antes de uma transferência das instalações de Anobra para um local mais central onde, para além da comunidade que já servia, pode levar também os seus serviços a um público mais abrangente.

“Queremos continuar a servir a população de Anobra mas decidimos apostar num projeto mais abrangente”, explica a gerência, a Salrifarma, Lda, dando conta que há uma grande preocupação em manter a proximidade com os utentes, através de um serviço de entrega ao domicílio que vai ao encontro das necessidades da população que tem mais dificuldades em deslocar-se à farmácia.

Com umas instalações amplas e modernas, onde apresenta uma oferta diversificada, a Farmácia Santa Cristina pretende ser muito mais do que um simples espaço onde as pessoas vão à procura da medicação de que necessitam. Para tal, conta com uma equipa de cinco farmacêuticas e uma técnica, uma equipa “muito bem formada”, como destaca a gerência deste estabelecimento, e que “está preparada para fazer um bom aconselhamento farmacêutico”.

Mais do que aviar receitas, esta equipa está apostada num tratamento pessoal e de grande proximidade. Mostrar benefícios de determinado medicamento, bem como as possíveis interações ou efeitos secundários são alguns dos cuidados que tem, sempre no sentido da salvaguarda da saúde.

“O nosso objetivo é acompanhar o doente o melhor possível e disponibilizar-lhe uma diversidade grande de produtos, de forma a que encontre tudo o que precisa num mesmo local”, assegura a gerência.

Está também disponível para ajudar o utente a orientar a própria medicação, ao fazer a preparação individualizada dos medicamentos que tem que tomar semanalmente, um serviço que considera “muito útil”, sobretudo para os idosos que estão mais sozinhos e que tomam muitos medicamentos. Assim, todas as semanas, levam da farmácia a caixa devidamente preparada, com a medicação para cada dia e com as devidas informações sobre a altura em que deve ser tomada, evitando assim possíveis trocas de medicamentos e garantindo uma boa adesão à terapêutica.

Mas, para além deste acompanhamento a nível dos medicamentos, suplementos e de toda a vasta gama de produtos que comercializa, a Farmácia Santa Cristina aposta também noutros serviços diferenciadores, como podologia, nutrição, acupuntura e dermocosmética, serviços que funcionam através de marcação e que são assegurados por pessoas especializadas.

Disponibiliza também uma vasta gama de materiais ortopédicos, como cadeiras de rodas, auxiliares de banho e outros apoios necessários, bem como faz medições à tensão arterial, índice de massa corporal, glicémia e colesterol. Destas medições, apenas a do colesterol é paga.

“Muitos destes problemas estão associados a doenças silenciosas, como no caso da hipertensão, sem grandes queixas, que se vêm a manifestar mais tarde como doenças graves e muito graves. Pensamos que se as pessoas tiverem um sítio onde podem fazer essa medição regular e ter esse acompanhamento mais personalizado isso representa uma mais valia em termos de saúde pública”, explica a gerência.

Por outro lado, ao disponibilizar estes serviços, a Farmácia está também a “ajudar e a apostar na prevenção da doença”, um papel que a gerência defende ser também das farmácias.

“A farmácia é uma empresa mas tem uma responsabilidade social muito grande, no sentido de ajudar as pessoas a terem uma qualidade de vida melhor, a resolver algumas patologias e também identificar algumas situações que têm de ser imediatamente encaminhadas para o médico”, assegura. Tratando-se a saúde de uma questão que é tão sensível a todos, a empresa procura que nunca falte nenhum medicamento, de forma a que possa responder sempre da melhor forma ao utente.

A Farmácia de Santa Cristina, que integra o grupo de farmácias Salrifarma, Lda – Produtos Farmacêuticos, funciona de segunda feira a sábado, das 8h30 às 20h30. Ao domingo está aberta das 9h00 às 14h00.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM