A primeira fábrica em território nacional de produção de canábis medicinal, a Tilray, vai assegurar 200 postos de trabalho até ao final do ano. Este anúncio foi feito na semana passada, na quarta feira, pelo presidente executivo (CEO), durante a inauguração da empresa, em Cantanhede.
A empresa canadiana Tilray escolheu esta cidade portuguesa para implantar a sua unidade (campus) na Europa, num investimento de 20 milhões de euros. Esta empresa afirma-se como pioneira mundial na pesquisa, cultivo, produção e distribuição de canábis medicinal.
“Estamos muito entusiasmados por comemorar outro marco na expansão da nossa presença e pioneirismo global no setor da canábis. Estamos muito agradecidos pela calorosa receção que recebemos em Portugal e na cidade de Cantanhede”, disse Brendan Kennedy, CEO da Tilray.
Kennedy adiantou que para a escolha de Portugal foi fundamental a sua “força de trabalho”, a tradição e conhecimentos nas áreas agrícolas e florestais e a atitude das autoridades nacionais em relação ao consumo de drogas leves, como a canábis.
“Estamos numa altura de mudança de paradigma. Estamos a passar da proibição para a legalização”, referiu o CEO, elogiando o exemplo bem sucedido de Portugal, que em 2001 descriminalizou o consumo de drogas.
Presente na inauguração, o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, deu as boas vindas à Tilray, que tem como consultor o antigo ministro socialista e presidente da Assembleia da República Jaime Gama. O representante do Governo realçou que este “é um investimento alinhado com a política de crescimento do Governo”, destacando também o emprego que a novo fábrica vai criar, bem como o importante contributo que vai dar ao setor da exportação, essencial para o equilíbrio do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Eurico Brilhante Dias considerou que investimentos deste género são essenciais para manter em Portugal mão de obra jovem e muito qualificada e para convencer a regressar ao país aqueles que foram forçados a emigrar por causa da crise ou falta de oportunidades.
O Campus da Tilray em Portugal é uma unidade de produção multifacetada que inclui locais de cultivo internos, ao ar livre e em estufa, bem como laboratórios de pesquisa, processamento, embalagem e distribuição de canábis medicinal e produtos médicos derivados de canabinoides.
A unidade funciona sob rigorosas medidas de segurança, sendo o acesso controlado por equipas de segurança e por vedações com arame farpado. A fábrica emprega no arranque 109 pessoas, número que deverá duplicar até ao final do ano com a expansão de novas colheitas.
A Tilray de Cantanhede também serve como centro de apoio aos esforços de pesquisa clínica e desenvolvimento de produtos da Tilray em toda a Europa, beneficiando da proximidade do Biocant, o primeiro parque de biotecnologia em Portugal cujo objetivo principal é patrocinar, desenvolver e aplicar o conhecimento avançado na área das ciências da vida, apoiando igualmente iniciativas empresariais de elevado potencial.
A Tilray diz responder atualmente a dezenas de milhares de doentes e consumidores em 12 países, abrangendo cinco continentes.