A Expofacic está prestes a pisar o território de Cantanhede depois de ter parado de “dar música” aos milhares de visitantes que anualmente se deslocam ao concelho para viver um dos maiores eventos do país, devido às condicionantes da pandemia da covid-19 que assolou o mundo. Música, gastronomia, negócio, grandes exposições e muita animação vão marcar o certame que decorre de 28 de julho a 7 de agosto
Está a caminho um dos maiores, senão o maior evento do país, a Expofacic em Cantanhede com a sua trigésima edição. Após dois anos suspenso, devido à pandemia da covid-19, o “tão aguardado reencontro” regressa a 28 de julho, com abertura pelas 17h00, e prolonga-se até 7 de agosto.
“A Expofacic é uma história de sucesso, porque registou sempre ano após ano uma assinalável evolução nas boas práticas da organização, na qualidade e diversidade do programa, nas dinâmicas das várias valências e dos resultados e é este o espírito com que partimos para a edição comemorativa do 30.º aniversário sempre com olhos postos no objetivo de fazer mais”, salienta a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
Com um investimento de 1.850 milhões de euros, “um aumento em mais de 10% face a 2019 (última edição)”, o preço dos bilhetes vai manter-se, “preservando o carácter popular do evento”. Assim, a entrada diária tem um custo de quatro euros, exceto no dia 6 de agosto (oito euros), e o bilhete geral tem um valor de 40 euros.
“Acreditamos que é possível aumentar esta rubrica da receita, reflexo do custo de mão de obra e de combustível, através do aumento da afluência do público”, acrescenta a autarca.
No total, serão 500 expositores entre artesanato, negócio, empresas, instituições, educação, saúde e comércio, além da forte atratividade potenciada pelas 47 tasquinhas, onde pode ter de fazer um “autêntico roteiro gastronómico” com o que de melhor o território tem para oferecer aos esperados 400 mil visitantes.
“A procura pelos espaços por parte dos agentes económicos foi mais uma vez superior à oferta, mantendo os preços dos stands, entidades fundamentais para que o certame seja de novo a expressão viva e genuína do concelho”, reforça Helena Teodósio.
Cartaz recheado de grandes nomes da música portuguesa
A Expofacic, que acontece num espaço com 95.500 m2, conta com 11 dias de espetáculos a decorrer em sete palcos diferentes. No principal vão passar artistas nacionais que dignificam e valorizam a música portuguesa, nomes como Dino D’Santiago e Carlão (29), José Cid (30).
No certame não podiam faltar as vozes de Tony Carreira (31) e da fadista Mariza (3 de agosto). Piruka e Jimmy P sobem a palco a 1 de agosto enquanto MC Pedrinho e Chico da Tina animam os visitantes nos dias 4 e 5 de agosto, respetivamente. Para o dia 2 de agosto a música fica a cargo de Gipsy Kings com a noite a contar com momento de humor proporcionada por Quim Roscas e Zeca Estacionâncio. O evento abre a 28 de julho com o artista espanhol Zzoilo Aragão e o cantor internacional Gavin James invade Cantanhede com a sua voz no dia 06 de agosto. O certame termina a 7 de agosto com a banda portuguesa bem conhecida, os Xutos e Pontapés.
“A Expofacic habituou as pessoas a ter um cartaz muito diversificado e a música, entre outras coisas, é a âncora deste evento”, diz o presidente do Conselho de Administração da Inova, Idalécio Oliveira.
As exibições temáticas transformam também este evento numa “festa de família”. Para este ano estão previstas as exposições “Gigantes da Idade do Gelo”, de Motas Clássicas e ainda uma mostra de animais exóticos, “que vão seguramente fazer as delícias dos jovens e menos jovens”, garante a presidente do Município de Cantanhede.
“À semelhança de anos anteriores houve a preocupação de inovar e renovar os fatores de atratividade, preservando o essencial daquela que é a identidade distintiva e marcante da Expofacic a nível nacional”, reforça Helena Teodósio.
A marcar presença na apresentação do programa na segunda-feira, o presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, considera a Expofacic “um dos maiores eventos nacionais, que são particularmente importantes e relevantes para este retomar do crescimento e da confiança dos consumidores”.
“A Expofacic coroada de sucesso e estamos convictos disso, pelo que nos associámos a este evento não só pelo que representa no presente, mas também o que vai alavancar no futuro”, acrescenta Pedro Machado ao acreditar que “as empresas, a comunidade e a região vão ficar gratas por esta realização que vai acontecer em Cantanhede”.
A 30.ª edição da Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede abre portas no dia 28 de julho, pelas 17h00. No dia 31 de julho a festa começa mais cedo, pelas 12h00, sendo que durante a semana os visitantes podem entrar a partir das 19h00 e aos fins-de-semana às 16h00.