A 32.ª edição da Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede vai a todo o gás e entra para os seus últimos dias de certame com grande entusiasmo.
Desde o seu arranque, no dia 25 de julho, muito se tem passado no Parque de São Mateus, não faltando a boa disposição, convívio e muita animação.
Têm sido milhares e milhares de pessoas que chegam ao recinto, ora para visitar mais uma edição da Expofacic, ora para assistir aos concertos musicais, para explorar os vários setores presentes ou para conhecer pela primeira vez aquela que é considerada a maior feira-festa da região.
Entre pequenos e graúdos, de norte a sul do país, a Expofacic tem atraído um maior número de famílias.
“Esta é a maior feira-festa do país, conhecida por todos. A sua dimensão popular é inegável, pois praticamente toda a gente sabe que aqui encontra uma enorme diversidade para ver”, destacou Pedro Cardoso, presidente do Conselho de Administração da INOVA.
Com sinais positivos dos dias que já decorreram, o presidente revela que preparar uma Expofacic é sempre um desafio. “Faltam alguns dias para o fim deste grande evento, e embora seja cedo para conclusões definitivas, os sinais são positivos. O cartaz é sempre um desafio porque exige uma complexidade enorme, tem uma exigência grande de conciliar um conjunto de fatores”, disse, lembrando que a feira não se baseia apenas nos espetáculos musicais, mas é também “uma feira com múltiplas dimensões”. “É um cartaz eclético, diversificado, corresponde a várias gerações e vários gostos”, reforçou.
Reconfiguração dos espaços foi uma boa aposta
Para esta edição, a organização apostou numa nova configuração da área das tasquinhas, uma das zonas que recebe milhares de pessoas diariamente para desfrutarem de uma boa experiência gastronómica local.
Segundo Pedro Cardoso, a nova Praça da Restauração tem recebido sinal bastante positivo. “É claramente uma daquelas novidades que tem tido nota máxima. O feedback é enorme”, disse, adiantando que já preparam a próxima edição “no sentido de perceber com esta remodelação, com tudo de bom que trouxe, o que é preciso ainda retocar”.
Também os comerciantes se mostram satisfeitos. Sem querer se identificar, uma responsável por uma das associações presentes na Praça da Restauração disse ao O Despertar estar “muito contente com esta mudança”, pois “tem mais espaço para os restaurantes e mesmo para as pessoas circularem”.
A frequentar a Expofacic há quase 10 anos como associação, a responsável afirmou que este ano, até ao momento, tem corrido tudo bem e que há muita gente para consumir. “Tem sido dias positivos, o cartaz também ajuda, há dias que são mais direcionados para adolescentes e esses não têm o hábito de jantar, mas em geral os dias têm sido lucrativos. No ano passado chegamos ao fim da Expofacic com oito mil euros de lucro, este ano acreditamos que vamos ultrapassar esse valor”, contou.
Expofacic Kids tem sido um sucesso
Outro espaço que tem merecido destaque é a Expofacic Kids. “Tem tido uma adesão impressionante, temos recebido sinais muito positivos por parte das famílias e os grandes espetáculos estão sempre cheios”, referiu o presidente do Conselho de Administração da INOVA, que afirmou ainda que este espaço será para continuar. “Hoje não temos dúvidas que a Expofacic Kids é para continuar”.