16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Expofacic: Mais de 500 expositores distribuídos por vários setores

26 de Julho 2019

Cerca de 635 espaços de exposição, mais de 500 expositores. Os números testemunham bem a importância que a Expofacic tem para as empresas da região e do país, podendo encontrar-se de tudo nesta feira/festa que, até 4 de agosto, promete atrair muitos milhares de visitantes a Cantanhede.

Comércio, indústria e serviços

O setor dedicado ao comércio, indústria e serviços é um dos mais representativos, contando com cerca de 300 stands de exposição de vários ramos de atividade, em espaço aberto. Dividido por duas áreas, permite ao visitante contactar com uma grande diversidade de produtos e serviços, num ambiente de cor, festa e alegria.

Setor automóvel

A área dedicada ao setor automóvel é composta por cerca de 33 espaços, onde estão representadas as mais conceituadas marcas do ramo e as maiores empresas da região Centro e do país.

Área da Educação

O setor da Educação ganha este ano um maior destaque, ao mudar-se do pavilhão coberto do Mercado para uma área central do recinto, uma zona relvada onde se encontra a tenda coberta que alberga as instituições ligadas ao ensino e formação profissional. Nesse espaço encontram-se as atividades que os alunos e professores desenvolveram ao longo do ano letivo, bem como animação e outras atrações.

Área Agrícola

A área dedicada ao setor agrícola é uma das mais atrativas, seduzindo pessoas de todas as idades. Conta com cerca de 60 espaços, que se dividem em duas grandes áreas, a de exposição de produtos e serviços e a de animais. Na primeira encontra-se a exposição de maquinaria, equipamentos e alfaias agrícolas e na segunda pode apreciar-se a exposição de animais, onde se encontram várias espécies, desde bovinos, ovinos, caprinos, asininos, equinos, suínos e leporídeos, bem como um considerável número de espécies selvagens como o porco-espinho, lama, canguru de Bennett, lebre-da-patagónia, avestruz, répteis, anfíbios entre outros. É também nesta área que se localiza o Picadeiro, com cerca de 1.500 metros quadrados e programação diária própria, que consiste em demonstrações de diferentes disciplinas equestres e no habitual batismo equestre.

Área da Gastronomia

Os sabores da Bairrada, Gândara e Baixo Mondego vão estar em destaque na área da gastronomia. No recinto estão cerca de 50 tasquinhas, exploradas na sua grande maioria por associações e coletividades do concelho que trazem para a mesa as especialidades regionais, como o leitão da Bairrada, a chanfana, a sardinha na telha, os enchidos, os doces conventuais e outras iguarias típicas, acompanhadas pelos excelentes vinhos da Bairrada. Estão também representadas as carnes marinhoa, a aroquesa e a maronesa e a gastronomia de São Tomé e Príncipe. Esta área, uma das mais concorridas, é complementada com outras ofertas, como o pão com chouriço, as pizzas, os doces regionais, os presuntos, os enchidos, os queijos ou o porco no espeto.

Espaço Lounge/Street Food

Os visitantes encontram ainda no recinto um Espaço Lounge/Street Food, onde se junta lazer, relaxamento, descanso, boa música e a presença de vários operadores de “comida de rua”, com grande diversidade de petiscos que aliam rapidez e qualidade. Este ano, esta área surge enriquecida, já que vai acolher também provas de vinhos e espumantes da Bairrada e ainda de cerveja artesanal.

Espaço-infanto juvenil e Feira Popular

A Expofacic não esquece também os mais jovens. Numa área relvada encontram-se vários divertimentos infantis, como insufláveis, ateliês de pintura e oficinas. Há ainda outra proposta para os mais novos mas também para visitantes de todas as idades – a Feira Popular. Carrosséis, matraquilhos, pista de carrinhos de choque e atrações radicais e emocionantes são algumas das sugestões que este espaço oferece.

Setor do Artesanato

O artesanato é outro dos setores que continua bem representado na Expofacic. Os artesãos do concelho e da região continua em maioria mas há também, como habitualmente, mais de uma dezena de participações internacionais, assegurando assim uma mostra diversificada e rica, que dá a conhecer o que se faz no setor no país e um pouco pelo mundo.

Área das Exposições

As exposições são também uma marca na Expofacic. Este ano, a par com as habituais exposições das aves exóticas e dos répteis, o recinto acolhe também a mega exposição da Força Aérea e a exposição sobre Mário Silva, mostra que é enriquecida com a I Bienal de Arte, concurso que a organização lançou este ano e que se vai realizar a cada dois anos.

Parques de estacionamento para todos

As acessibilidades e o estacionamento não são problema para quem visita a Expofacic. Neste período todos os caminhos “apontam” para Cantanhede e, quem chega à cidade em transporte próprio, tem à sua espera uma ampla área reservada a estacionamento.

No total, a Expofacic disponibiliza 18 parques de estacionamento. Destes, 15 são destinados aos visitantes, dois aos expositores e um aos autocarros.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM