27 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Expofacic: Helena Teodósio orgulhosa do percurso desta grande feira

26 de Julho 2019

A Expofacic afirma-se, cada vez mais, como “uma referência nacional e internacional”. A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, realça o crescimento que este certame tem registado ao longo dos seus 29 anos, bem como o reconhecimento público que tem obtido, como sucedeu este ano com a conquista de dois importantes prémios, um de âmbito regional – Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria de “Festas, Feiras e Romarias” – e outro a nível ibérico, tendo vencido o Iberian Festival Awards na categoria de “Melhor Festividade da Península Ibérica”.

Para a autarca, estas distinções são, simultaneamente, “uma força motivadora” mas também “uma grande responsabilidade”, que motiva a vasta equipa a querer ir sempre mais longe, a empenhar-se ainda mais e a, ano após ano, com todas as inovações introduzidas, a fazer com que tanto os visitantes nacionais como os turistas internacionais tenham a certeza que, ao visitarem a Expofacic nestes dias, “vão encontrar nesta feira coisas que vão gostar”, seja “qual for o seu gosto ou faixa etária”.

Helena Teodósio destaca a “atividade económica fortíssima”, que abrange todos os setores de atividade, mas também a “força associativa e das juntas de freguesia” e as várias parcerias que asseguram toda esta diversidade que se encontra no recinto durante estes 11 dias e que, como sublinha a autarca, permite fazer uma “ligação entre o passado e o presente”, como sucede com o Acampamento Medieval, mas também “a projeção para o futuro”, através de eventos que seduzem os mais novos, como os espetáculos musicais e o pioneiro “Espaço Gaming”.

Esta é a grande festa do concelho, uma celebração que, como realça orgulhosamente a presidente, une não só todos os habitantes como todas as suas “forças vivas”, desde as juntas de freguesia, às associações e instituições e ao tecido económico. “Partilhamos todos o mesmo espírito. Somos uma equipa unida e o que pretendemos é dirigir a Portugal e aos outros países esta mensagem de que a Expofacic é um foco turístico importantíssimo para a região”, frisa, convidando todos a virem até Cantanhede durante este período de festa, a provar a excelente gastronomia, acompanhada pelos melhores vinhos do país e, quiçá, do mundo” e a desfrutar de todo este ambiente de celebração, com as largas dezenas de espetáculos musicais, as exposições e as múltiplas atrações que estão distribuídas por todo o recinto.

“Uma grande feira de atividades económicas”

Helena Teodósio enaltece, ainda, o facto de as “inscrições terem sido encerradas em poucos dias”, com “uma procura de empresas interessadas em participar bastante superior à oferta, o que volta a confirmar a ideia de que os agentes económicos encaram a Expofacic como uma excelente oportunidade para promoverem os seus produtos e serviços”.

“Não ignoramos que a Expofacic é, antes de mais, uma grande feira de atividades económicas, a maior do país no seu género, e essa é uma vertente que queremos valorizar ainda mais, facultando às empresas as melhores condições de participação possíveis, não apenas do ponto de vista da distribuição dos espaços, mas também no que respeita aos serviços de apoio e ao programa fortemente atrativo e mobilizador”, assegura, considerando que o programa abrangente e renovado responde, precisamente, a essa preocupação de ir ao encontro dos interesses de expositores e visitantes.

A diversidade da oferta, a forte participação de empresas e das “forças vivas” do concelho, as novidades introduzidas e o sempre atrativo cartaz de espetáculos fazem da Expofacic “um acontecimento marcante na região e no país” que, como sublinha a autarca, contribui fortemente para o aumento de atratividade turística. “Creio poder afirmar que se trata de um produto turístico estruturado, bem estruturado, e que tem a particularidade de evidenciar o enorme potencial de outros produtos turísticos do concelho e da região, como a gastronomia, a cultura, o património, as tradições locais, o vinho e o enoturismo, entre outros, sem esquecer a forte atratividade dos espetáculos”, realça.

Lembra, também, que a Expofacic é um evento de sucesso que resulta do trabalho de uma vasta equipa que se empenha “de forma exemplar para atingir o grande objetivo de continuar a ter uma Expofacic diferenciadora, atrativa e dinâmica, uma Expofacic de referência para o região e para o país”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM