Cantanhede continua em festa até domingo. A Expofacic volta a apostar num programa atrativo e inovador, seduzindo visitantes de todas as idades. Nos próximos dias, as setas vão continuar a apontar para esta cidade, convidando todos a visitarem este certame que conquistou este ano o título de melhor festividade da Península Ibérica e venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões.
Considerada a maior feira/festa do género do país, a Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede já dispensa apresentações. Com 29 anos de história, continua a apostar na inovação, num programa intenso e abrangente que faz jus ao slogan “Mil motivos, um destino”.
A Expofacic abriu já na quinta feira, 25 de julho, assegurando até domingo 11 dias de muita festa. O secretário e Estado das Florestas, Miguel Freitas, que esteve presente na inauguração, elogiou este evento que “expressa bem a dinâmica económica do concelho, da região e do país”, considerando ainda que esta feira é “um bom exemplo de eventos para atrair as nossas empresas”, que têm assim “capacidade de mostrar o que é a sua confiança na economia nacional”.
Esta “força” da Expofacic, nas suas múltiplas vertentes, foi sublinhada pela presidente da Câmara, Helena Teosódio, que, uma vez mais, recordou a responsabilidade que as valiosas distinções recebidas – uma nacional, outra ibérica – acarretam, sendo “mais um desafio à capacidade de fazer ainda mais e melhor”. Recordou também que o prestígio da Expofacic, bem como o seu “crescimento sustentado e consolidado”, resulta de um trabalho que foi sendo feito ao longo destes 29 anos, pelas sucessivas equipas que lideraram este evento que é “marcante na região e no país do ponto de vista da atratividade turística, no sentido em que evidencia o enorme potencial de outros produtos turísticos do concelho e da região, como a gastronomia, a cultura, o património, as tradições locais, o vinho e o enoturismo, entre outros”.
Apesar da projeção já conquistada, Idalécio Oliveira, presidente da INOVA, assume que os desafios não param por aqui e sublinha que é preciso continuar a “elevar a qualidade da feira e não a quantidade”.
Recorde-se que Expofacic aposta em quatro pilares fundamentais – música, gastronomia, negócios e exposições –, reunindo mais de 500 expositores das mais diversas áreas, distribuídos por cerca de 630 espaços de exposição. Com cerca de 95.500 metros quadrados de recinto, aposta em todas as atrações habituais, onde se destaca a sempre concorrida zona das tasquinhas e o recheado cartaz musical, mas também em várias novidades, como a I Bienal de Arte, a pioneira exposição de Mário Silva, uma grande exposição dedicada à Força Aérea Portuguesa, o “Espaço Gaming”, um Festival Europeu, desfiles de moda, um Acampamento Medieval, a Praça das Degustações e as provas de vinhos, espumantes e cerveja artesanal.