26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Expofacic convida a “viajar no tempo”

26 de Julho 2019

A Expofacic convida os seus visitantes a “viajar no tempo”. A organização continua a apostar na inovação e estreia, este ano, na zona do Picadeiro, um Acampamento Medieval, onde dá a conhecer as vivências e tradições da época medieval, trazendo para o recinto os nobres cavaleiros e as figuras da alta nobreza, num acampamento onde se revivem os hábitos que faziam parte do seu dia a dia, desde a alimentação, aos treinos, entre outras atividades normais do acampamento.

O programa conta com várias ações e pretende promover a interação com o público, conduzindo-o para tempos idos, numa “viagem” pelo passado onde podem assistir à manutenção e reparação do material militar, através do trabalho dos artesãos ou mesteirais, como o ferreiro, o carpinteiro, as lavadeiras e o armeiro.

Neste Acampamento Medieval os visitantes podem assistir ainda a treinos de cavaleiros, demonstrações de destreza no manuseamento de espada e apreciar as exposições de artefactos militares e armamento medieval, de artilharia ligeira, de instrumentos de autoridade régia e de tortura.

O programa integra ainda um Espetáculo Medieval, a 4 de agosto, que vai incluir o Torneio Medieval Apeado, o Cortejo Medieval, música medieval ao vivo, jogos medievais, espetáculo de fogo e balabarismo, entre outras atrações. A comissão organizadora da Expofacic destaca ainda a ação prevista na artilharia ligeira – bombardas de mão e de rodas, condução de perícia em campo de batalha – que, como refere, é “caso único neste tipo de teatralização realizada em Portugal”.

O Acampamento Medieval é, portanto, uma das novas atrações deste certame e vem enriquecer a já ampla e atrativa oferta do Picadeiro que, com cerca de 1.500 metros quadrados, possuiu um programa próprio de animação diária, com demonstrações de diferentes disciplinas equestres, batismos a cavalo, passeios em charrete, espetáculos de Volteio Artístico “Sela e Bridão” e as Galas Equestres – uma de equitação de trabalho e outra de demonstrações equestres.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM