13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Expofacic continua a apostar na sustentabilidade ambiental

5 de Julho 2019

A Expofacic continua a apostar na sustentabilidade ambiental. Este certame, que vai decorrer de 25 de julho a 4 de agosto, em Cantanhede, vai ostentar novamente o “Sê-lo Verde” e o título de “Ecoevento”.

A comissão organizadora anuncia que, nesta edição, vão ser reforçadas as medidas, de forma a tornar este evento cada vez mais amigo do ambiente. A candidatura submetida pela INOVA-EM ao programa “Sê-lo Verde 2019” para a 29.ª edição da Expofacic inclui várias medidas, como a “Expofacic – Reciclar para Incorporar”, que contempla a utilização de mobiliário em plástico 100 por cento reciclado em algumas zonas do recinto, nomeadamente na praça onde vão ser realizadas as provas de vinhos e espumantes da Bairrada e as provas de cervejas artesanais.

Outra das medidas é a “Recicleta”, um equipamento móvel totalmente concebido com materiais reutilizados, reciclados e ecológicos, que servirá para recolher os resíduos dos visitantes, sendo, depois, transformados em brindes ecológicos.

A candidatura inclui ainda a medida “Expofacic – Reutilizar Sim. Descartar Não”, que prevê a disponibilização aos visitantes de um serviço de lavagem dos copos reutilizáveis, bem como a aquisição de um triciclo elétrico para auxílio/apoio na limpeza do recinto.

A candidatura apresentada pela INOVA-EM contempla, ainda, a utilização da energia limpa através da medida “Expofacic – Solar e Descarbonizar” que inclui a colocação no recinto de uma papeleira inteligente a energia solar, de um posto solar de carregamento de telemóveis e a disponibilização à organização de uma viatura elétrica e de dois empilhadores elétricos que serão afetos aos trabalhos de montagem e desmontagem do certame.

A pensar no ambiente, a Expofacic aposta na utilização exclusiva de copos reutilizáveis durante todo o evento e na colocação de equipamentos de recolha seletiva em todo o recinto (incluindo o setor da restauração), assegurando a recolha diária e a permanência de uma equipa para monitorização e esclarecimentos.

A preocupação com a sustentabilidade ambiental traduz-se ainda noutras medidas, como a reflorestação de 20 hectares de área ardida entre a Tocha e a Praia da Tocha, implementada já no ano passado; e a redução da emissão de gases com efeito de estufa através da disponibilização de transportes públicos exclusivamente para a deslocação à Expofacic (a partir de Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro, Praias de Mira, Tocha e Barra).


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM