20 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Estudantes vão viver com idosos: um verdadeiro “Abraço de Gerações”

29 de Setembro 2023

“É sentir a chave na porta”. É assim que a assistente social da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), Teresa Sousa, caracteriza o “Abraço de Gerações”, um projeto que tem por objetivo combater a solidão dos idosos e ao mesmo tempo promover o alojamento gratuito aos estudantes do ensino superior. Um encontro intergeracional, em que os mais velhos abrem a porta das suas casas e acolhem os jovens que em gesto de troca lhes dão a mão para o que necessitarem ou um simples abraço ou sorriso que, por vezes, é o que mais precisam.

 Bianca de Matos

Solidão. Este sentimento de estar sozinho é impactante, incomoda só de pensar. É assim que muitos dos idosos se sentem: sozinhos, sem receber um sorriso, um abraço, um cuidado ou simples “olá” de um familiar, de um amigo, de um vizinho ou até de um desconhecido.

Os dias são passados de forma monótona, em casa, talvez no sofá a ver um programa de televisão.  Esta é a realidade que se vive em Coimbra. Muitos são os idosos que moram sozinhos, sem uma mão para os amparar. É neste contexto que nasceu o projeto “Abraço de Gerações”, pela mão da Associação das Cozinhas Económicas de Rainha Santa Isabel (ACERSI).

A ideia é bem simples: combater a solidão das pessoas idosas e as dificuldades inerentes ao alojamento dos estudantes do ensino superior, cujas rendas estão cada vez mais elevadas, através de uma experiência intergeracional.

“Identificámos que não existia um programa semelhante em Coimbra que promovesse este ‘encontro de gerações’, em que por um lado promove o alojamento gratuito ao estudante e por outro a companhia a uma pessoa que viva sozinha”, partilhou com o “Despertar” Teresa Sousa, assistente social da ACERSI.

É este o intuito do projeto desta Instituição que diariamente faz um trabalho gratificante em prol do outro, do que mais precisa. E os idosos precisam. Os jovens precisam. Ambos podem ajudar-se e dar a mão um ao outro, num ambiente mais familiar e acolhedor.

“É sentir a chave na porta, que alguém entra, que alguém ali está”, disse, com sorriso rasgado, Teresa Sousa.

É isso que o idoso sente, que tem alguém para lhe fazer companhia, para o ajudar, ir a uma consulta, à farmácia, fazer compras, dar um passeio ou somente para receber um abraço e um sorriso sincero. “Muitos nem precisam de grande apoio, é apenas sentir que alguém está ali”, acrescentou Teresa Sousa ao reforçar que há muitos idosos a viver em situação de isolamento e a sofrer de solidão, pelo que “é importante levar esta iniciativa o mais longe possível para que possamos chegar junto de quem precisa”.

Um projeto que pode ser abraçado por pessoas com mais de 65 anos (e reformadas) e por jovens estudantes do ensino superior, entre os 18 e os 35 anos, “com gosto e vontade de conviver e ajudar pessoas de mais idade”. “Outras situações serão sempre analisadas”, salientou Teresa Sousa.

O passo seguinte é a avaliação de perfil. Todos os candidatos são avaliados pela equipa técnica a nível psicológico e socioeconómico. Depois de se traçar o perfil dos mais velhos e mais novos, apresentam-se e decidem se pretendem ou não coabitar, “promovendo-se este ‘abraço de gerações’”, explicou a assistente social, acrescentando que “fazem sempre o acompanhamento com telefonemas e visitas domiciliárias para garantir que tudo corre bem”.

Além da coabitação, os estudantes podem também vestir a “bata” de voluntário e acompanhar o idoso com visitas no domicílio e acompanhamento a serviços, “no mínimo duas vezes por semana”.

Até ao momento, segundo Teresa Sousa, vão ser integrados três estudantes. “Está aquém das nossas expetativas, mas sabemos que não é um projeto fácil de ser implementado, pois lidamos com pessoas que, por vezes, têm os seus receios, como abrir a porta de sua casa para viver com uma pessoa estranha. Por isso, temos de divulgar este ‘abraço’ e desconstruir os receios e preconceitos que as pessoas possam ter”, concluiu.

Assim, para se inscrever no programa “Abraço de Gerações”, que conta com a parceria da Associação Académica de Coimbra e da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, basta entrar em contacto com a ACERSI, através do contacto 969 372 028 ou do e-mail asso.coz.eco@acersi.pt.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM