29 de Novembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Estórias de Santa Clara: O aqueduto que nunca levou água

23 de Novembro 2018

Por José Simão

Em Santa Clara existem dois aquedutos patrimoniais, um é o Aqueduto Real do Mosteiro de Santa Clara, cujo aquífero se situa no Carrascal. O outro aqueduto, mais recente, conhecido por Aqueduto Alves Macomboa tem a sua nascente na Granja de Santa Clara, junto à Escola Secundária D. Inês, também nos terrenos desta Freguesia. O Aqueduto Real tem pouca visibilidade como aqueduto, sendo notada a sua existência pelas “mães de água”. Este aqueduto era um verdadeiro transportador de água para o Mosteiro de Santa Clara onde estavam as cisternas, que ainda hoje tem dessa água e podem ser visitadas caso se obtenha autorização da BLI. A condução da água foi interrompida no século passado para a construção da Rua Mendes dos Remédios, hoje Rua Carrington da Costa. Não sei porquê mas este Aqueduto não está classificado como Património Nacional. Por seu lado o Aqueduto Macomboa, aquele que se vê com os arcos partidos na IC2 está classificado como Património Nacional. Ora, este aqueduto foi mal projetado e não conseguiu dar gravidade para a condução da água, encaminhada também para o Mosteiro de Santa Clara, onde iria reforçar o abastecimento de água ao Mosteiro, o que nunca aconteceu.

Aqui está um exemplo de que até os mestres podem fazer projetos maus, este projeto foi feito pelo Arquiteto da reforma pombalina que tem grandes obras em Coimbra. Quem classificou este património também não esteve bem.

Poderá também ouvir as Estórias de Santa Clara contadas por José Simão, presidente da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, às sextas feiras no programa da manhã da Rádio Regional do Centro (96.2 FM), entre as 7h00 e as 8h00. www.radioregionalcentro.com


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM