8 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Estórias de Santa Clara: Latrinas Conventuais

14 de Dezembro 2018

Por José Simão

A minha mente pecaminosa às vezes exagera. Numa visita ao Mosteiro Real de Santa Clara-a-Nova, na parte do antigo quartel de Santa Clara, observei da parte de baixo os três buraquinhos onde as conventuais colocavam os rabinhos para fazerem o seu xi-xi e có-có. Reparei também que havia um espaço de alguns três metros quadrados cercados por um gradeamento com porta. Que Deus me perdoe, num local de santidade e eu a pensar na visão que teria quem estivesse do lado de baixo a ver sem ser visto, aqueles rabinhos santos a despejar feromonas. Se calhar ninguém frequentava aquele retiro, mas…

Os azulejos do refeitório estão a desaparecer, a Santa Bárbara, padroeira dos artilheiros já fugiu do púlpito para parte incerta, a degradação daquele espaço é permanente e recentemente foi destruída a vala que levava a água do aqueduto para as cisternas do Convento. Uma boa notícia, foram descobertas duas grutas no local. Pergunto para que serve o IPPAR, IGESPAR, IPA e a Delegação Distrital da Cultura do Centro? Obrigado.

Poderá também ouvir as Estórias de Santa Clara contadas por José Simão, presidente da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, às sextas feiras no programa da manhã da Rádio Regional do Centro (96.2 FM), entre as 7h00 e as 8h00. www.radioregionalcentro.com


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM