27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

SANSÃO COELHO

Está cá o gostoso agosto

6 de Agosto 2021

Estão aí as férias para quem as pode ter.

Estão aí as eleições autárquicas, a seguir a agosto, e seria bom que fossem para escolher bem e em tranquilidade.

Está aqui agosto e é um mês que entra subordinado ao adágio popular “primeiro de agosto, primeiro de inverno”. E assim aconteceu pela nossa região.

Está ainda por aí um vírus que nos tem sobressaltado há quase dois anos e não sabemos como isto vai terminar.

Está no ar uma campanha bem feita para promover Coimbra a Capital Europeia da Cultura e, embora se respeitem as outras candidaturas, haverá algo que impeça que Coimbra cidade da cultura não seja Capital Europeia da Cultura?

Está já cá agosto e embora os primeiros dias tenham sido marcados por alguma flutuação meteorológica, espera-se que em dias de calor intenso não haja incêndios que nos desassosseguem.

Está cá agosto e se José Afonso fosse vivo teria completado no passado dia 2, noventa e dois anos.

Está cá agosto e gosto de ver e ouvir o Fado de Coimbra e a Canção de Coimbra a serem embaixadores, ao vivo, da cidade e da vida académica.

Está neste agosto inserido, de um modo geral, um tempo de descontração que pode servir para nos lembrarmos de outros cantores de Coimbra de um passado mais ou menos recente que foram emblemas culturais da cidade. E voltar a ouvi-los com gosto.

Está cá agosto e gosto de ir à beira-rio e de reencontrar, na margem direita, um espaço de lazer, gastronomia, esplanadas e animação.

Está cá agosto e os jovens que concorreram ao ensino superior fazem contas à vida e já almejam ser caloiros de corpo inteiro. Os seus anteriores colegas ficaram privados, devido à covid, das tradições académicas. Ficaram afastados de atos lindos de bem receber e integrar os novos alunos num espírito de fraternidade, solidariedade e grande amizade. Isso é que é a praxe académica e não a bestialidade de alguns atos que, a eito, foram praticados em certas paragens em nome de uma suposta praxe que só deu desgostos.

Está cá agosto e estão cá muitos dos nossos compatriotas que labutam noutros países; por eles tenho imenso respeito.

Está cá agosto, há Volta a Portugal em bicicleta e regressa o futebol profissional. A Briosa começou mal na Taça da Liga, mas pode ser que suba esta época à Liga Principal sendo importantíssimo não perder, se possível, um único jogo; e é urgente que haja mais pessoas na cidade a vestirem a camisola negra da Briosa porque as outras cores não são de Coimbra.

Está cá agosto e gosto de pensar na “bazuca” que começa a estar cá para nos ajudar a todos, mas temos todos que ajudar o nosso país trabalhando melhor, criando emprego, aumentando as nossas qualificações e seguindo a luz da valorização e do progresso.

Está cá agosto e, desgostosamente, ficamos privados do jornal O Despertar algumas semanas, mas também gosto que esta equipa deste semanário tenha um gostinho especial de férias. São gostos em agosto. E não é GÓSTOS. SÃO GÔSTOS, NO PLURAL. Em agosto e em todos os meses do ano.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM