Especialistas nacionais e europeus participam, até amanhã (17 de novembro), nas jornadas “50 anos no Centro da Luta Contra o Cancro”, que o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) está a promover no âmbito das comemorações dos seus 50 anos.
Este encontro começou ontem, no Hotel Tryp Coimbra, e, durante os três dias, promove uma reflexão crítica sobre a doença oncológica e o seu posicionamento, abordando o passado, o presente e o futuro.
Durante as jornadas vão ser partilhados trabalhos, metodologias e estratégias de ação nos domínios da investigação, prevenção secundária, apoio social e emocional ao doente e família, literacia em saúde e voluntariado.
O programa começou ontem, centrando-se mais nos temas da investigação e prevenção secundária. Hoje, a partir das 9h30, vão estar em debate os apoios social e emocional ao doente e família. No painel da manhã, destaque para a comunicação sobre a “Ineficácia das políticas sociais e impacto na vida dos cidadãos”, proferida por Manuel Menezes da Silva, do Instituto Superior Miguel Torga. Segue-se uma mesa redonda sobre as desigualdades geográficas da saúde, a desproteção na saúde e o acesso dos doentes aos seus direitos. Durante a tarde, serão abordados temas como a psico-oncologia em Portugal, os cuidados continuados e novas vias de atuação em cuidados paliativos.
Amanhã vai ser apresentado o módulo relativo à temática da Literacia em Saúde, com participações de vários especialistas, nomeadamente Rita Espanha (ISCTE) com o tema “Literacia em Saúde em Portugal”; Laurinda Alves, da Direção Geral da Educação, intervindo a respeito da “Promoção e educação para a saúde em contexto escolar“; e Cátia Branquinho (Faculdade de Motricidade Humana) que participará com o tema “Novos rumos na promoção da saúde dos jovens”. As jornadas terminam com um painel sobre o voluntariado.