19 de Maio de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Especial Olivais FC: Conquista da Taça de Portugal mostra força do Olivais FC

15 de Março 2019

O equipa sénior feminina do Olivais Futebol Clube venceu, a 3 de março, a Taça de Portugal de Basquetebol. Uma conquista que o clube repete pela terceira vez na sua história e que mostra o trabalho dedicado e de excelência que, apesar de todas as dificuldades, está a ser desenvolvido nesta coletividade, que mantém em atividade cerca de 200 atletas.

Zilda Monteiro

Joana Rochete, Inês Viana, Maria Marques, Alice Martins, Inês Bem-Haja, Hristina Marjanovic, Matilde Ferreira, Marcy Gonçalves, Raquel Alves, Ana Rochete, Norianna Haynes e Tyler Gilbert completam o 12 de “luxo” que conquistou a Taça de Portugal para o Olivais. Comandadas pelo treinador Eugénio Rodrigues, as basquetebolistas olivanenses conseguiram mais um feito histórico para este clube que comemorou a 6 de fevereiro 84 anos mas, acima de tudo, para si mesmas já que todas elas conquistaram este importante troféu pela primeira vez.

A euforia da vitória começou dentro de campo, em Cascais, quando atletas, dirigentes e os muitos adeptos começaram a sentir que o sonho era possível. Este sonho começou, aliás, na véspera, depois da vitória frente ao Quinta dos Lombos, por 66-51, uma “primeira final” que empurrou as olivanenses para a vitória, no dia seguinte, frente ao Vitória de Guimarães, por 40-49.

A equipa orientada por Eugénio Rodrigues conquistou assim a terceira Taça de Portugal para o Olivais, troféu que se junta aos conquistados também nas épocas de 2008/09 e 2009/10 e que permite ao clube de Coimbra aproximar-se do recordista de triunfos CAB Madeira, que já ergueu a Taça em sete ocasiões.

“Um sopro de entusiasmo”

De Cascais a festa seguiu para Coimbra, para o Pavilhão Eng. Augusto Correia, onde a equipa era aguardada com grande euforia. Jaime Carvalho e Silva, presidente do clube, disse a “O Despertar” que este foi “um encontro de muita emoção”, “um sopro de entusiasmo” para todos e que mostra que todos os esforços valem a pena. Foram, no fundo, “duas finais” em dois dias, com duas equipas muito diferentes mas onde o Olivais mostrou sempre “grande eficácia”, determinação e vontade de vencer.

Este feito histórico foi também reconhecido pela Câmara de Coimbra que, três dias depois, recebeu, nos Paços do Município, as vencedoras. Com a grande e pesada Taça nos braços, as atletas e restante equipa técnica e Direção foram recebidos na autarquia pelo executivo, muitos adeptos e muitas outras entidades da cidade que se quiseram associar a esta festa.

Depois de enaltecer o percurso do Olivais e felicitar a equipa, o presidente da Câmara, Manuel Machado, entregou a Jaime Silva uma medalha que assinala esta importante conquista. “Este é um encontro para testemunhar, perante as atletas, treinador e restante equipa, o nosso agradecimento e gratidão pelo que conseguiram fazer”, sublinhou, enaltecendo que, apesar das “contrariedades e dificuldades”, o Olivais conseguiu trazer a Taça de Portugal para Coimbra. Perante tão importante feito, felicitou “com muito entusiasmo e carinho os que nos Olivais FC – e em especial a equipa – perseveraram, resistiram e venceram”.

“A nossa Câmara está solidária convosco e reconhece o justo mérito pelo vosso trabalho, dedicação e espírito de equipa”, reforçou o autarca, em nome de toda a cidade.

Com esta importante conquista, o Olivais voltou a levar longe o nome de Coimbra. Através do basquetebol, mostrou que o Olivais está vivo e dinâmico e que a forte aposta que tem feito na formação continua a dar bons frutos. O “caneco”, como carinhosamente muitos lhes chamam apesar do seu imponente tamanho, já cá está mas há muitas outras conquistas à espreita. Para já, o foco centra-se novamente na Liga Feminina, onde a equipa lidera, esperando-se que os resultados positivos se mantenham para que, depois da Taça, clube e adeptos possam sonhar também com a conquista do campeonato.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM