25 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Escultura “Almedina” voltou ao seu lugar

3 de Dezembro 2021

A escultura “Almedina”, popularmente designada como “Guitarra de Coimbra”, foi ontem recolocada no seu lugar, no Arco de Almedina, depois de ter sido dali retirada, há 17 meses, pelo anterior Executivo da Câmara de Coimbra, um ato justificado na altura com as obras a realizar na zona entre o Arco de Almedina e a Sé Velha.

Na cerimónia, o presidente da autarquia José Manuel Silva, recordou que esta era a “estátua mais fotografada, mais iconográfica da cidade”, que foi retirada do seu local “com uma falsa justificação”, uma vez que, depois de concluídas as obras, não foi reposicionada no seu lugar. “É isso que estamos a fazer, é honrar esta belíssima estátua, honrar o mestre Celestino Alves André, honrar o Centro de Arte Contemporânea”, sublinhou, destacando que esta peça honra a cidade mas também a guitarra, o fado e a mulher de Coimbra, assim como o povo de Almedina, que financiou esta “deslumbrante peça de arte contemporânea”.

O presidente da União das Freguesias (UF) de Coimbra, João Francisco Campos, congratulou-se por 17 meses depois a estátua regressar ao seu local. “Devolvemos a estátua à cidade e às pessoas de Almedina”, disse o autarca.

Carlos Lopes, que presidia na altura da inauguração da estátua à Junta de Almedina (antes da agregação das freguesias), recordou que esta peça, da autoria de Celestino Alves André, “foi uma oferenda do povo de Almedina, um contributo que quis fazer para perpetuar a sua história”, considerando, por isso, que este foi “um dia feliz” para todos.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM