21 de Janeiro de 2026 | Coimbra
PUBLICIDADE

Escritor Bruno Paixão com programa de incentivo à escrita em escolas do país

17 de Fevereiro 2023

O escritor Bruno Paixão vai arrancar em março com um programa de incentivo à escrita que prevê visitas a escolas de todo o país, para mostrar aos alunos do secundário que “uma boa história pode mudar uma vida”.

“Vou estar em muitas escolas, graciosamente, a fazer um programa cívico que propus à minha editora [Porto Editora]. O programa de incentivo à escrita é pioneiro em Portugal e já temos milhares de alunos do ensino secundário inscritos, de escolas de vários distritos”, avançou.

Bruno Paixão, que é também professor universitário e investigador, informou que a primeira ‘masterclass’ realiza-se a 2 de março, em Ferreira do Zêzere. “Daí até 3 de maio tenho todas as semanas cheias. Chegamos a ter seis ‘masterclasses’ por semana, em vários distritos”, revelou.

De acordo com o autor do livro “Os segredos de Juvenal Papisco”, que será apresentado a 26 de fevereiro, em Coimbra, “Portugal tem muitos e bons programas de leitura”. “Sem eles isto seria dramático. Mas como estamos num tempo de oralidade rápida é preciso incentivar as pessoas a escrever”, acrescentou.

A ‘masterclass’ de Bruno Paixão prevê uma aula presencial, sendo as restantes, para aprofundar níveis de conhecimento, “depositadas com um código de acesso livre para os alunos, no ‘site’ da Porto Editora”. “Irei falar-lhes de literatura de uma forma muito terra a terra e olhos nos olhos. Mostrar-lhes que a literatura está até nas canções que eles atualmente ouvem, com textos que eles nem imaginavam que eram de autores consagrados”, salientou.

Para além de partilhar a sua experiência, Bruno Paixão pretende também mostrar que toda a gente tem a sua voz narrativa. Segundo o vencedor da segunda edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha, este é o seu contributo “para a escrita e para o mundo literário”.

“Investir na criação de públicos para o meio cultural, porque acredito muito que essa é a minha razão de escrever e que uma boa história pode mudar uma vida, ao contrário de um discurso político, de um sermão, que não muda a vida de ninguém”, sustentou.

Este programa de incentivo à escrita será feito também para outros públicos, nomeadamente academias de leitura, academias seniores ou clubes de leitura, que “já manifestaram interesse”.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM