A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC) recebe, hoje e amanhã, três investigados da Universidade de Girona (UdG), no âmbito do projeto internacional MEDWATERICE – Utilização sustentável da água nos agroecossistemas do arroz, na região mediterrânica.
O projeto está a ser desenvolvido no contexto da Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA) entre 2019 e 2022. Segundo o IPC, a iniciativa visa “obter conhecimentos para a poupança de água e a sustentabilidade ambiental dos agroecossistemas de arroz nos países mediterrânicos, mantendo simultaneamente a produtividade das culturas, a qualidade e segurança dos produtos e a fertilidade dos solos”.
A ESAC lidera uma componente nacional do projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que procura incrementar a internacionalização da atividade económica agroalimentar da Beira Litoral com os países da região mediterrânica. A equipa desta escola é coordenada pelos professores José Manuel Gonçalves, Maria de Fátima Oliveira e Kiril Bahcevandziev.
A visita dos investigadores da UdG destina-se a fortalecer laços de cooperação entre as equipas de investigação e dar a conhecer as potencialidades agrícolas da região. Pretende, ainda, delinear um estudo sobre a competitividade económica do arroz e a sua sustentabilidade ambiental, envolvendo também a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC).
Está também prevista uma visita dos investigadores da UdG ao regadio do Baixo Mondego para contacto com a Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego, com o campo experimental da DRAPC e com agricultores. O Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis vai ser também visitado e conta com o apoio da Associação de Regantes e Beneficiários e do Grupo Operacional para a Gestão da Água, ambos daquela região.