30 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Entidades de Coimbra unem-se para apoiar sem abrigo

1 de Fevereiro 2019

Vai ser criado, em Coimbra, um Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA)l, que visa abordar, de forma integrada, a problemática das pessoas em situação de sem abrigo. A proposta para a constituição deste Núcleo, aprovada pelo executivo da Câmara de Coimbra, na reunião de terça feira, prevê a celebração de um protocolo de parceria entre a autarquia e as entidades que têm vindo a trabalhar nesta área no concelho.

Coordenado pela Câmara Municipal, o NPISA pretende promover uma abordagem integral da problemática dos sem abrigo, nas suas mais diversas áreas, como saúde mental e física, habitação, ocupação, trabalho, formação e ensino e integração cultural e social.

Todas as entidades ligadas a esta área, juntamente com a autarquia, irão trabalhar, portanto, em articulação, intervindo em rede. De acordo com o Município de Coimbra, o NPISA está, naturalmente, “aberto ao alargamento a novas instituições que mostrem ser uma mais valia na resposta a fornecer a esta população”.

A medida enquadra-se na Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), que prevê a criação de NPISA sempre que a dimensão do fenómeno se justifique, como é o caso de Coimbra.

O NPISA Coimbra será constituído por um representante da Câmara e das entidades e organismos do setor público – nomeadamente os tutelados por membros do Governo nas áreas do emprego, segurança social, educação, saúde, justiça, administração interna, obras públicas e ambiente, cidadania e igualdade –, bem como por todas as entidades que intervenham na área. Tem a missão de “promover uma articulação continuada entre as várias entidades envolvidas, o estudo e a gestão dos recursos adequados e necessários, a inexistência de sobreposição de respostas e a participação dos sem abrigo no plano de intervenção e na criação do seu projeto de vida”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM