24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

SANSÃO COELHO

Em Coimbra, a entrar no ano 26 – Associação Nacional de Apoio ao Idoso

31 de Janeiro 2020

Um texto de homenagem à visão do saudoso DR. SOUSA FERNANDES

Escrevi recentemente um trabalho, em jeito de ousada reportagem, alusivo aos 25 anos da ANAI – Associação Nacional do Idoso que encerrou, esta semana, as comemorações do seu primeiro quarto de século. Permitam-me evocar, postumamente, o DR. SOUSA FERNANDES, personalidade singular e vanguardista na vida de Coimbra que lutou contra todos os desfalecimentos e contra utopias na equipa fundacional para levar para a frente um projeto, o qual, na altura, teve contornos quase visionários, mas que é uma das obras mais benquistas e úteis de Coimbra para a IDADE SÉNIOR.

Tive o privilégio de entrevistar na RDP/CENTRO, na RTP/Porto, na ANTENA 1 e em vários jornais quase todos os protagonistas da Cidade de Coimbra e da Região Centro ao longo de algumas décadas. Tal não me conferiu uma análise total de cada trabalho que realizavam, mas de um modo geral guardo no coração a dedicação, a excelência e a entrega ao bem-comum de pessoas verdadeiramente notáveis. Um dos meus entrevistados foi o DR. SOUSA FERNANDES que esteve para além do seu tempo. Agora, na ANAI, devo realçar entre muitos, os nomes do PROFESSOR DOUTOR RIBEIRO FERREIRA, Catedrático Jubilado, atual presidente, e do CORONEL RIBEIRO ALMEIDA, vice-presidente. Um abraço de parabéns para todos os dirigentes, colaboradores e utentes da ANAI seja na OFICINA DO IDOSO na Rua João Cabreira, seja para os que estão ligados ao SERVIÇO DOMICILIÁRIO e elementos do corpo docente e discente da UNIVERSIDADE DO TEMPO LIVRE. Foi-me revelado que existe um ESPÍRITO DE INSTITUIÇÃO e confirmei-o. Entre muitas outras coisas disseram-me que a UNIVERSIDADE DOS TEMPOS LIVRES precisa de mais espaço e de mais salas e talvez de uma nova sede. A atual, à Rua Pedro Monteiro, tem o apoio do Município ao qual a ANAI através dos seus colaboradores não se cansa, justificadamente, de agradecer.

Dentre os utentes da OFICINA DO IDOSO – quem diria? – conheci a D. Amélia, FLOR no apelido; e escrevi o seguinte:

“É flor no apelido e na simpatia. Outra utente e cantadeira apurada: MARIA AMÉLIA FLOR DA COSTA. Não se admirem porque nasceu na terra dos Irmãos MENANO, o ANTÓNIO e o FRANCISCO que foram grandes cantores de Coimbra, naturais de FORNOS DE ALGODRES.

“-Ouvi-os cantar algumas vezes na vila de Fornos e lá em cima em INFIAS na Serra da Esgalhada uma antiquíssima e pequena povoação ao lado de Fornos, a cerca de três quilómetros e às vezes também passava por casa deles e ouvia a música que eles estavam a tocar e a cantar e via o pai a tratar do quintal.

D. AMÉLIA costura, passeia e canta pela OFICINA DO IDOSO à moda de Fornos… dos MENANOS que sempre estiveram no coração dos conimbricenses como está a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE APOIO AO IDOSO. Força para mais 25, 50, 100 anos. PARABÉNS.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM