As crianças das escolas e dos jardins de infância públicos do concelho da Mealhada já dispõem das bicicletas do Programa Edubike, que visa a promoção do uso deste velocípede em segurança.
“Muitas têm aqui a primeira oportunidade para fazer algo que em gerações anteriores era quase que dado como garantido, como aprender a andar de bicicleta”, referiu o vereador da Educação, Gil Ferreira.
Ao promover a aprendizagem e a utilização da bicicleta, a escola “cumpre um papel determinante na preparação para formas de vida mais saudáveis e mais sustentáveis”.
Para o desenvolvimento das várias iniciativas do programa, o Município disponibiliza materiais aos estabelecimentos de ensino: 10 bicicletas sem pedal, 20 capacetes, oito bicicletas roda 20”; duas adaptadas a crianças com Necessidades Educativas Especiais (Pré-escolar e 1º CEB), entre outros.
Esta atividade, que iniciou em 2021, mas foi interrompida devido à situação pandémica, integra um projeto mais amplo, designado de “Mealhada +: educação, bicicleta e sustentabilidade”, financiado pelo Fundo Ambiental.