A Feira do Livro deste ano destaca-se pela sua inovação, com as “leituras zen” e sessões de massagens de relaxamento acompanhadas com a leitura de poemas, pela companhia de teatro Bonifrates e o coletivo declAMAR poesia. Os interessados nesta novidade, que marca a renovada edição da Feira do Livro, podem fazê-lo diariamente, das 20h30 às 22h00, mediante inscrição no local.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, em visita ao certame no dia em que abriu, afirmou que “era uma verdadeira Feira do Livro e a Praça do Comércio está bonita e preenchida”, considerando ser uma “aposta ganha”, quer pelo número de expositores e livreiros quer pelo aspeto que a praça apresenta”.
Depois de dois anos de interregno devido à pandemia da covid-19, esta edição marca, também, a separação entre as anteriores componentes de artesanato e gastronomia que decorriam em conjunto no Parque Verde e no Parque da Cidade. A Feira do Livro pode ser visitada até domingo.
O que ainda pode ver na Feira do Livro (caixa com contorno)
Dia 8 (sexta-feira)
11h00 – Hora do Conto.
18h00 – Encontro com João Pinho e Victor Costa – “Lendário – 100 lendas da Região de Coimbra”, com apresentação de Martha Mendes (parceria CMC e Fundação INATEL).
19h00 – Performance: “A grande mentira” (uma viagem aos grandes mitos e enganos da noss História), por Hugo van der Ding (Antena 3).
21h00 – Conversa/debate: dedicada ao Bicentenário da Constituição de 1822, com Vitel Moreira e José Domingues.
Dia 9 (sábado)
11h00 – Encontro com Raquel Patriarca, “A histórias de uma história”.
17h00 – Tertúlia: “Fernando Assis Pacheco na intimidade – Coimbra em Fernando Assis Pacheco”, com Teresa Portugal, José Carlos Vasconcelos e António Apolinário Lourenço, com moderação de Teresa Carvalho e leituras de João Rasteiro (parceria CMC e Centro de Literatura Portuguesa).
18h00 – Encontro com Álvaro Laborinho Lúcio, “As Sobras de uma Azinheira”, com apresentação de Cristina Robalo Cordeiro. 19h00 – Concerto com Cithara (Fundação INATEL).
Dia 10 (domingo)
11h00 – Encontro com Carlos Nuno Granja, “Poemas de Areia para Ler na Maré Cheia”.
18h00 – Encontro com Madalena Matoso, “Como ver coisas invisíveis”, com apresentação de Cátia Soares.
19h00 – Recital-concerto “Entre nós e as palavras”, com Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Miguel Borges