13 de Julho de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Mundial do Ambiente: Preservar o ambiente é proteger-nos a todos

28 de Maio 2020

O Dia Mundial do Ambiente comemora-se a 5 de junho. Esta é uma data de sensibilização que a todos deve tocar, já que preservar o ambiente significa estar a proteger-nos a todos. As comemorações deste ano têm como tema a “Biodiversidade”, considerada a base que sustenta toda a vida na terra e na água, sendo a preservação de cada um dos seus elementos fundamental para o dia a dia de todos.

A Organização das Nações Unidas (ONU), que criou este Dia Mundial em 1974, alerta para a crise que o mundo está a enfrentar a nível ambiental, com um grande número de espécies à beira da extinção. Esta realidade, que resulta em muitos casos do aquecimento global, está a preocupar o mundo e a comunidade científica. A ONU lembra a questão da biodiversidade é “a base que sustenta toda a vida”, afetando todos os “aspetos da saúde humana, fornecendo ar e água limpos, alimentos nutritivos, entendimento científico e fontes de medicamentos, resistência natural a doenças e mitigação das mudanças climáticas”.

Perante esta realidade, é certo que “alterar ou remover um elemento dessa rede” vai afetar todo o sistema vital, alerta a ONU no seu site, onde dá conta que a ação humana está a levar “a natureza além dos seus limites”, seja através de ações de desbaste ou limpeza de matos, abate de espécies, invasão de habitats da fauna silvestre, intensificação da agricultura ou ações que possam contribuir para a aceleração das mudanças climáticas, que possam conduzir a catástrofes naturais, como tem sucedido, por exemplo, com os incêndios e com as cheias.

A população é chamada, por isso, a olhar para a natureza de uma forma mais atenta e consciente, na certeza de que a alteração de alguns comportamentos serão fundamentais para alterar o rumo deste caminho, ajudando a prevenir uma crise ambiental que poderá ter reflexos muito negativos para todos.

O futuro sustentável do Planeta depende, portanto, de ecossistemas estáveis e saudáveis e dessa diversidade de espécies que garantem o equilíbrio da natureza, evitando a extinção de algumas que se encontram em risco. A prioridade das celebrações do Dia Mundial do Ambiente, marcadas este ano para a Colômbia, passa por “colocar o mundo no caminho de um futuro mais sustentável”, esperando as várias organizações que este ano de 2020 possa ser um “grande ano” para o ambiente.

Recorde-se que, em dezembro último, durante a COP25 (Conferência das Partes) da Convenção da ONU para as Alterações Climáticas, que reuniu em Madrid milhares de especialistas e decisores políticos, o ministro colombiano do Ambiente, Ricardo Lozano, considerou que “com um milhão de espécies de plantas e de animais em perigo de extinção em todo o mundo, nunca houve momento mais importante para nos dedicarmos à proteção da biodiversidade”.

Durante este encontro, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres desafiou os países que emitem mais gases com efeito de estuda a fazerem “muito mais” para os diminuir, sendo certo que, caso tal não aconteça, todos os esforços para combater as alterações climáticas serão prejudicados.

A proteção ambiental assume-se, assim, como um dos maiores desafios da sociedade moderna, que exige um compromisso conjunto dos vários países na preservação e proteção do Planeta, de forma a garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM