1 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Mundial da Terceira Idade alerta para necessidades dos idosos

22 de Outubro 2021

Comemora-se na próxima quinta feira (28 de outubro) o Dia Mundial da Terceira Idade, uma data que visa sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

Esta data serve também como uma mensagem de alerta, para que a sociedade esteja mais atenta aos seus idosos, à realidade em que vivem e às condições económicas e sociais com que se deparam, havendo muitos que, pelas mais variadas razões, se encontram mais sozinhos, longe dos familiares e amigos, sofrendo, muitas vezes, de carência económica ou não tendo acesso fácil aos bens alimentares e de primeira necessidade.

Neste Dia Mundial da Terceira Idade importa valorizar o enorme potencial que os nossos idosos têm, enquanto pilares na família, pais, mães e avós que transportam uma vida de experiência e conhecimento que a todos pode beneficiar.

Há, portanto, que cuidar dos idosos com carinho, dar-lhes mais atenção e procurar suprir as suas necessidades, tanto em termos de saúde, higiene e alimentação como emocional.

Esta data é habitualmente assinalada com eventos diversos, que procuram envolver não só várias gerações mas também entidades diversas que, de forma direta ou indireta, estão ligadas a estas faixas etárias. Destaque, por exemplo, para o alerta deixado pelo médico André Rodrigues, coordenador das Residências ORPEA em Portugal, para que os seniores ingiram diariamente mais proteínas. Trata-se, como realça, de um dos macronutrientes essenciais para a boa saúde do corpo, juntamente com os hidratos de carbono e as gorduras, sendo os três responsáveis por fornecer energia ao corpo. Segundo o especialista, quando as pessoas envelhecem precisam de ter uma alimentação adequada com um reforço de alimentos ricos em proteínas para preservar a massa muscular, principalmente se estão a perder peso, sofrem de uma doença crónica ou aguda, ou se estiverem no hospital.

Para assinalar esta data, a AgeLess Portugal, uma empresa focada na criação de serviços e soluções para pessoas com mais de 55 anos, lançou também uma coleção exclusiva de t-shirts dedicadas aos seniores, com mensagens que incitam ao envelhecimento ativo, saudável e inclusivo. A coleção, toda ela num registo positivo e divertido, é composta por um conjunto de 10 mensagens que visam acabar com estereótipos ligados à idade e estimular uma sociedade mais inclusiva e solidária.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM