25 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Mundial da Água:AdCL sensibiliza jovens de cinco municípios da região

22 de Março 2019

A Águas do Centro Litoral (AdCL) está a assinalar o Dia Mundial da Água, que hoje se comemora, com um conjunto de ações que se estende aos municípios de Aveiro, Águeda, Leiria, Lousã e Mealhada e que visa sensibilizar “pequenos e graúdos” para a importância deste recurso e para o seu uso racional.

No âmbito desta iniciativa, a AdCL dá a conhecer o trabalho que desenvolve no dia a dia, ao mesmo tempo que promove as boas práticas ambientais, sensibilizando a comunidade para a adoção de comportamentos que sejam mais amigos do ambiente.

As comemorações começaram na segunda feira, na Escola Básica de Valongo do Vouga, em Águeda, com a empresa a demonstrar que o “melhor do nosso trabalho não se vê, vive-se”, sendo tão simples abrir uma torneira sem se questionar a multiplicidade de atividades que tornam possível este gesto e que são necessárias à gestão do ciclo urbano da água.

A AdCL está também na Lousã, onde participa na Semana da Floresta e da Água, que começou na segunda feira e termina amanhã. Durante este evento, a empresa conta receber mais de 600 alunos de escolas e lares do Município. A AdCL está no Laboratório da Água na Oficina da Segurança, onde, através do seu puzzle “gigante” sobre o ciclo urbano da água, os visitantes ficam a conhecer mais sobre o trabalho realizado diariamente pela Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), realçando o valor da água enquanto recurso essencial à vida. Esta ação culmina com a distribuição de cantis de água reutilizáveis pelos participantes, promovendo o consumo de água da torneira e a redução do desperdício de plástico.

A Semana da Floresta e da Água termina amanhã, às 15h00, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, com a apresentação do livro “Valorizar a Serra da Lousã”, uma obra que surge de uma candidatura conjunta ao Fundo Ambiental, cujo objetivo foi implementar o projeto “Conhecer, Valorizar e Preservar a Serra da Lousã”.

Ainda esta semana, na terça feira, a AdCL esteve em duas Eco-Escolas do Município de Leiria. No Colégio Senhor do Milagres dinamizou, durante a manhã, uma visita virtual à ETA e à ETAR, onde mostrou aos alunos do 5.º e 6.º anos o funcionamento e o papel de cada uma destas infraestruturas, identificando as diversas etapas de tratamento relacionadas com a água. À tarde deu a conhecer o ciclo da água às crianças do pré-escolar, através da narração de histórias. A empresa regressa novamente hoje a este concelho, onde vai visitar mais duas escolas e promover ações de sensibilização, que deverão envolver perto de 50 crianças.

Ontem a AdCL esteve também no Município da Mealhada, no Parque da Cidade, onde comemorou o Dia Mundial da Água com diversas experiências alusivas ao ciclo urbano da água. Também ontem, cerca de 100 alunos da Escola Básica Integrada da Torreira visitaram a ETAR de Cacia, em Aveiro, para conhecer as várias fases de tratamento por onde a água suja deve passar para ser devolvida corretamente ao meio hídrico.

A empresa recorda que todas estas ações estão inseridas no seu Plano Estratégico de Educação Ambiental, disponível a todos os municípios servidos pela empresa. Implementado no início do ano letivo, este Plano prevê, na área de intervenção da AdCL, o desenvolvimento de ações em contexto formal e não formal, garantindo a articulação entre os currículos do ensino básico e secundário e a sensibilização e educação ambiental sobre o tema do ciclo urbano da água, natureza e biodiversidade, nomeadamente no que diz respeito aos ecossistemas ribeirinhos.

A empresa lançou também, a 1 de fevereiro, o AQUAQUIZ, um novo jogo pedagógico online em formato de quiz, que tem como objetivo fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água. Foi concebido para ser jogado por alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico em ambiente de sala de aula, no formato de “Tabuleiro Virtual” acessível através do endereço www.aquaquiz.pt. Até 17 de maio de 2019, decorre uma competição nacional, que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

Recorde-se que a AdCL é a entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Centro Litoral de Portugal, servindo os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Ansião, Arganil, Aveiro, Batalha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Góis, Ílhavo, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ourém, Ovar, Penacova, Penela, Porto de Mós, Santa Maria da Feira, Soure, Vagos e Vila Nova de Poiares.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM