23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Mundial da Água: Hábitos simples que ajudam a poupar água

22 de Março 2019

Abrir a torneira é um gesto simples e quase automático. A água que chega diariamente aos nossos lares é um bem precioso que tem que ser preservado. Para tal, há que tomar consciência desta importância e adotar hábitos que ajudem a preservá-lo.

Neste Dia Mundial da Água, aqui ficam apenas algumas sugestões que podem contribuir para garantir um futuro mais sustentável. Comece, por exemplo, por habituar-se a não ter sempre o chuveiro ligado durante o banho, a usar um copo para lavar os dentes e a fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos ou lava a louça.

Acostume-se também a reaproveitar a água. Por exemplo, a água que usa para lavar frutas e legumes pode servir para regar ou para lavar o pátio. Se precisa de lavar o carro, recorra a um balde e esponja e, quando tiver que lavar roupa ou louça, certifique-se de que as máquinas estão na sua lotação máxima.

Aposte ainda em sistemas de rega eficientes e opte por autoclismos com dupla descarga, podendo assim selecionar descargas maiores ou mais pequenas.

Se tem quintal ou jardim, regue-os ao amanhecer ou ao final do dia, de forma a evitar a maior evaporação de água, e tente fazê-lo rapidamente, pois quando mais tempo tiver a mangueira ligada mais gastará.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM