15 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia dos Museus convida população a descobrir património

17 de Maio 2019

Coimbra é convidada a redescobrir, amanhã (18 de maio), Dia Internacional dos Museus, a arte do ferro, através de visitas que vão percorrer espaços da cidade onde se pode apreciar o ferro forjado e fundido, um material que continua a marcar a paisagem urbana.

Promovido pela Coimbra Rede de Museus, que integra oito espaços museológicos da cidade – Museu da Santa Casa da Misericórdia, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC), Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), Museu Municipal de Coimbra, Casa Museu Bissaya Barreto (BB), Memorial Irmã Lúcia, Museu da Água e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha – e, ainda, o Paço das Escolas, este programa pretende voltar a envolver a comunidade, através de iniciativas diversas que vão conduzir os participantes pelo património da cidade.

No Dia Internacional dos Museus, que tem este ano como tema “Os museus como centros culturais: o futuro da tradição”, esta Rede pretende proporcionar a fruição dos espaços museológicos, convidando à reflexão sobre o património que reúnem.

O programa começa amanhã, às 10h00, com a reabertura do Edifício Chiado, onde podem ser apreciadas a Coleção de Arte Telo de Morais e as exposições “O Improvável recreio dos ícones – capítulo final” e “Bruta”. Das 11h00 às 12h30 e das 15h30 às 17h00, o “museu sai à rua e os objetos ganham vida”, num evento de animação de rua, com recriações de obras de arte e estátuas vivas.

Na Torre de Anto – Núcleo da Cidade Muralhada abre, às 10h00, a exposição temporária “O espaço urbano de Coimbra: da Idade Média aos anos 70 do século XX”. Ao longo do dia, das 10h00 às 18h00, no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra, os visitantes podem assistir também à projeção de três vídeos sobre os momentos mais relevantes do canto e da guitarra de Coimbra.

No Museu da Santa Casa da Misericórdia é inaugurada, às 16h00, a exposição “A arte ao serviço da escrita: sinais notariais no arquivo da Misericórdia de Coimbra”. O espaço vai estar também aberto a visitas gratuitas, das 16h00 às 18h00.

No pátio do MNMC abre, às 12h30, a exposição “Cataventos da coleção do MNMC”; às 18h00 realiza-se uma visita orientada à exposição “A Encomenda do Bispo” e, às 19h00, é inaugurado o espaço “Memórias do Paço”, dedicado à figura do Bispo D. Jorge de Almeida.

No Museu da Ciência realizam-se, das 11h00 às 17h00, visitas guiadas aos diferentes espaços e exposições, num programa que termina, às 18h00, com um concerto, por alunos de violino do Conservatório de Música de Coimbra.

A Casa Museu BB está também aberta a visitas, das 15h00 às 18h00, sendo de destacar a realização de um percurso acompanhado, às 15h15, que vai dar a conhecer a arte do ferro que se encontra naquela casa.

No Mosteiro de Santa Clara-a-Velha realiza-se, às 10h30 e às 15h00, a oficina educativa “Animais fantásticos”, às 15h00 é inaugurada a exposição “Memórias da China Imperial em Santa Clara de Coimbra” e às 16h00 tem início uma conferência sobre “Coimbra e a China ao longo dos séculos”.

Do vasto programa, são de destacar ainda a realização de dois percursos pedonais, estando marcado o primeiro para 9h30, na Cruz de Celas, e o segundo para as 14h30, no Palácio da Justiça. Estas visitas guiadas vão dar a conhecer a história da arte do ferro na cidade, evidenciando a sua presença em guarnições de portas, gradeamentos, varandas, cataventos ou candeeiros.

Coimbra celebra também a Noite dos Museus, com os vários espaços museológicos que integram a Rede a manterem-se abertos amanhã até às 24h00, assegurando atividades diversas, como visitas, conversas, oficinas, entre outras. De destacar, no Museu da Água, das 21h00 às 24h00, a visita à instalação coletiva “Incoolor”, enquanto o Paço das Escolas convida a subir à Torre da Universidade, das 8h00 às 23h00. Por questões de segurança, a Biblioteca Joanina vai estar encerrada.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM