30 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia dos Antigos Estudantes vai ter caráter solidário

12 de Abril 2024

Carlos Missel, da comissão organizadora da Queima das Fitas, João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor da Universidade de Coimbra, e Renato Daniel, presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG-AAC) procederam à apresentação do Dia do Antigo Estudante, integrado na programação da Queima das Fitas 2024. Esta será a segunda edição do dia que se dedica ao “convívio entre gerações”.

O evento decorre entre os dias 24 de maio e 1 de junho, sendo este último dedicado aos ex-estudantes de Coimbra, independentemente da instituição que tenham frequentado.

Os artistas musicais confirmados para o dia 1 de junho, que simboliza também o 125.º aniversário da Queima das Fitas, são os “Excesso” e Rui Veloso.

Renato Daniel, presidente da DG-AAC, explica que a Queima das Fitas tem “um papel cívico e social muito importante” e que é através do Dia do Antigo Estudante que “este papel ganha forma”.

A entrada no recinto para dia 1 está incluída no Bilhete Geral da Queima das Fitas mas, sendo comprado como bilhete diário, não será feita a distinção de preço estudante e não-estudante. O bilhete terá, assim, o valor de 10 euros.

Renato Daniel sublinha ainda que o valor da entrada no recinto vai permitir “angariar verbas para um fundo de ação social que permite atribuir bolsas a estudantes que não estão abrangidos pelo atual regulamento de atribuições de bolsas de estudo” que, “sem elas, muito provavelmente, veriam a sua estadia no ensino superior hipotecada”.

João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor da UC, afirma que “Coimbra é, de facto, uma lição”, considerando que o encontro de gerações proporcionado pela inciativa do Dia do Antigo Estudante é “tocante e bonito”.

“É esta marca solidária, entre gerações, que enobrece uma Universidade centenária como a de Coimbra”, remata o docente.

De acordo com Carlos Missel, para dia 1 de junho está previsto um jantar dentro do recinto, na Praça da Canção. O jantar já pode ser pré-reservado através do instagram da Queima das Fitas.

No ano passado, o Dia do Antigo Estudante contou com cerca de 7000 pessoas e Carlos Missel revela que, este ano, a expectativa é receber, pelo menos, 15 mil.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM