10 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia do Antigo Estudante de Coimbra comemora-se a 4 de abril

29 de Março 2019

O Dia do Antigo Estudante de Coimbra vai comemorar-se na próxima quinta feira (4 de abril) com um programa que terá como pontos altos um almoço convívio no Palácio de São Marcos e um Sarau de Gala no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Imbuído de um espírito solidário, já que as receitas angariadas reverterão para a Acreditar de Coimbra, este evento é aberto tanto a antigos como a atuais estudantes.

Organizado pela Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC), este evento vai assinalar os 65 anos do episódio que ficou conhecido como a “Tomada da Bastilha II”, que esteve na origem da construção do edifício-sede da Associação Académica de Coimbra (AAC). Na altura, a 4 de abril de 1954, um grupo de estudantes tomou de assalto o Instituto de Coimbra, como forma de reivindicar novas instalações para a AAC. Este ato ousado e bem sucedido vai ser agora assinalado neste evento que vai contar com a presença de um dos seus protagonistas, Polybio Serra e Silva, médico e professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC) e presidente da Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Os organizadores apelaram à adesão de antigos e atuais estudantes, não só pela qualidade do programa e do simbolismo da celebração, mas também porque as comemorações têm intuitos beneficentes, com o saldo obtido a ser doado à Acreditar.

O programa começa, às 10h00, com a concentração na Porta Férrea da UC. Será celebrada missa, às 11h00, na Capela de S. Miguel, seguindo-se, uma hora depois, os cumprimentos ao Reitor e a fotografia da “praxe”. Depois destas cerimónias, o grupo segue, de autocarro, para o Palácio de S. Marcos, onde decorre o almoço, marcado para as 13h30, e que inclui “sobremesa dançante”, às 15h00. Após regresso à cidade, é descerrada, às 18h30, na AAC, uma lápide alusiva à “Tomada da Bastilha II”, continuando o programa à noite, a partir das 21h30, com o Sarau de Gala, no TAGV, com a participação do grupo Alma de Coimbra e Tuna Académica da UC. Será ainda entregue o “Prémio à Excelência”, bem como o donativo à Acreditar. O programa encerra com a Serenata de Coimbra, com acompanhamento musical de “Raízes de Coimbra” e vozes de atuais e antigos estudantes das diversas AAECs. A despedida está marcada para as 24h00.

Quem quiser associar-se a esta iniciativa, deve inscrever-se através do email aaecoimbra@gmail.com ou do telemóvel 916 867 216. O custo da inscrição é de 50 euros por pessoa e inclui o almoço e o espetáculo.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM