“Sabe para onde vai o esgoto? Depois de carregar no botão do autoclismo, tudo desaparece por magia… Será?”. É esta a questão que lança a Águas do Centro Litoral (AdCL) neste Dia Mundial do Ambiente, procurando, com esta campanha de sensibilização dirigida a toda a família, explicar como é feito o tratamento da água suja rejeitada no esgoto e sensibilizar a comunidade para a importância de adotar boas práticas ambientais.
Enquanto entidade gestora do Ciclo Urbano da Água na região Centro Litoral de Portugal, que vai de Espinho a Porto de Mós, a AdCL lembra que tem “como compromisso mudar o paradigma civilizacional e alterar os comportamentos, com intuito de uma maior e melhor consciência ambiental”. É com essa finalidade que abre hoje as portas da sua estação de tratamento de água (ETAR) de Olhalvas, em Leiria. Quer, no fundo, explicar para onde vai o esgoto rejeitado nas casas e dar a conhecer todo o processo de tratamento que é feito antes da água ser devolvida, em condições ambientalmente corretas, ao rio Lis. Esta ação, aberta ao público, mediante inscrição (visitas.adcl@adp.pt), resulta de uma parceria com o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) de Leiria, no âmbito da EU Green Week 2021.
Mas, quem não tiver oportunidade de se deslocar fisicamente, pode, através de um simples clique, visitar amanhã, Dia Mundial do Ambiente, a ETAR de Góis. Será uma visita virtual, através das redes sociais da AdCL (Facebook, Instagram e YouTube) da AdCL, que visa “(re)criar uma viagem ao conhecimento pelo trabalho promovido diariamente pela empresa em prol da preservação do meio hídrico e do ambiente”, dando a conhecer as diversas etapas de tratamento a que a água suja é sujeita.
A AdCL explica que esta ação “não é mais que um olhar sob o trabalho desenvolvido diariamente pela empresa”, muitas das vezes “invisível”, em prol de um objetivo comum – garantir que a água continua a ser fornecida de forma segura e em quantidade e que, depois de usada, esta água possa ser reutilizada ou devolvida aos rios e mar em condições ambientalmente seguras”.
A AdCL participa ainda na Eco Aventura – Ação pelo Ambiente, que está a decorrer, desde ontem e até domingo, no Jardim do Parque Infante D. Pedro, em Aveiro. Com várias ações lúdico-pedagógicas para toda a família, este evento pretende também “sensibilizar para as boas práticas”, partilhar “hábitos que nos ajudem a cuidar melhor da preservação do meio ambiente e do nosso planeta” e mostrar “como é possível divertir-se sem causar impacto no planeta”.
A empresa convida, assim, toda a família a ir conhecer a maquete da ETAR de Cacia, ficando a saber como é feito o tratamento do esgoto, antes de ser devolvido ao meio hídrico. Depois de adquirir o conhecimento, podem testá-lo no Jogo da Glória e no Puzzle gigante “Água em Movimento”, que sensibiliza e incentiva à adoção de boas práticas ambientais.
A participação da AdCL neste evento termina no domingo, às 14h30, no palco do Jardim Baixa Santo António, com a apresentação de um momento de stand up comedy, intitulado “Da nascente à foz, feliz(mente) cuido da água”, um espetáculo que fará “a paródia da viagem ao ciclo urbano da água na região de Aveiro”.
“Com estas iniciativas, pretende-se, além de explicar o processo de tratamento numa ETAR, sensibilizar toda a família sobre o que não deve ir para o esgoto e dar a conhecer o papel da AdCL enquanto dinamizadora do desenvolvimento sustentável na região onde atua”, realça esta empresa do setor da água, que constrói e gere infraestruturas de captação, tratamento e transporte de água para abastecimento público, assim como projeta, executa e explora infraestruturas de receção e de tratamento de águas residuais em 30 municípios da região.