27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia da Visão sensibiliza para cuidados a ter com os olhos

8 de Outubro 2021

Comemora-se na quinta feira, 14 de outubro, o Dia Mundial da Visão, uma data que sensibiliza para a necessidade de cuidar e tratar dos olhos, de forma a assegurar a saúde da visão.

A Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) vai assinalar esta data com o lançamento da campanha “Ame os seus olhos”, que adverte, precisamente, para a relevância dos cuidados para a saúde da visão como forma de prevenir e diagnosticar problemas oculares e visuais que podem ser facilmente evitados.

Esta campanha destina-se a cidadãos mas também a profissionais do setor da saúde da visão, procurando ser mobilizadora, incentivando as pessoas a realizarem uma consulta, de forma a conhecer o estado da saúde da sua visão. Pretende assumir-se também como um “alerta global de consciencialização da população para que os cuidados primários de saúde da visão sejam valorizados e reconhecidos como uma prioridade, por todos”, frisa a IAPB.

O Dia Mundial da Visão comemora-se sempre na segunda quinta feira do mês de outubro. Criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), alerta para os perigos a que a visão está sujeita, como a cegueira e a deficiência visual. Nesta data é habitual realizarem-se rastreios visuais gratuitos, bem como outras ações informativas e de sensibilização sobre este assunto, de forma a incentivar os cidadãos a prevenir, proteger e a tratar possíveis problemas de que padeçam.

A OMS apresentou, em 2019, por ocasião das celebrações desta data, aquele que foi o primeiro relatório sobre problemas de visão no mundo. Este documento dava conta que mais de mil milhões de pessoas em todo o planeta vivem com uma deficiência visual que poderia ter sido prevenida ou tratada caso tivessem recebido os cuidados necessários, como sucede por exemplo em alguns casos de miopia, glaucoma e cataratas.

Este relatório dava também conta que a deficiência visual ou a cegueira afeta mais de um quarto da população total mundial, o que corresponde a pelo menos 2,2 milhões de pessoas.

A OMS estima, também, que cerca de 800 milhões de pessoas têm problemas na realização das suas atividades diárias apenas porque não têm acesso a um par de óculos, sensibilizando por isso para a necessidade de realizar uma consulta e fazer um diagnóstico.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM