15 de Dezembro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia da Cidade de Coimbra assinalado com a entrega de distinções honoríficas

30 de Junho 2023

O Dia da Cidade de Coimbra, na próxima terça-feira (4 de julho), será assinalado com um conjunto de iniciativas, como a Sessão Solene, que decorre às 15h00, na Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco.

Na ocasião, serão entregues 11 distinções honoríficas. Jorge Paiva e Norberto Canha recebem a Medalha da Cidade, Grau Ouro. Já Rui Pato, Mário José Torres e a companhia Teatrão vão ser agraciados com a Medalha de Mérito Cultural, Grau Ouro. A Lugrade vai receber a Medalha de Mérito Empresarial, também Grau Ouro, enquanto o Exército Português e a AMI – Centro Porta Amiga de Coimbra vão ser homenageados com a Medalha de Mérito Solidariedade Social, Grau Ouro.

A estas distinções somam-se ainda a Medalha de Dedicação, Grau Ouro, a dois antigos funcionários municipais, Berta Duarte e João Garcia, bem como uma Medalha de Dedicação, Grau Prata, a Zélia Gonçalves, trabalhadora do Município até outubro de 2022.

As distinções honoríficas têm por finalidade homenagear publicamente pessoas singulares ou coletivas que contribuam para a elevação e dignificação da cidade, ou que se distingam pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade.

A celebração do Dia da Cidade será também utilizada para a entrega dos prémios Ode Arquitetura Diogo Castilho (a anunciar), o de Literatura Biográfica Miguel Torga e o Edmundo de Bettencourt/Canção de Coimbra.

O Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga – Associação Portuguesa de Escritores e Câmara Municipal de Coimbra foi atribuído ao livro “Pedra Branca” (Caminho), de Ethel Feldman e de Miguel Vale de Almeida.

Já o Prémio Edmundo de Bettencourt vai ser conferido ao trabalho discográfico de Francisco Costa – “Retomar Coimbra (Fado e Canção de Coimbra)”. 

 

Programação

Para além das homenagens, no Dia da Cidade “há duas propostas musicais bem diferentes, mas igualmente tentadoras”, afirma a Câmara Municipal.

Pelas 20h00, na Feira Popular (Praça da Canção), decorre o concerto do Toy, com bilhetes a 2,5 euros.

De seguida, às 21h30, no Jardim da Sereia, há o espetáculo “Tudo Isto é Coimbra”, com Bruno Costa, Cordis, Orquestra Clássica do Centro, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, António Ataíde, João Farinha e Francisco Costa.

Também pelas 21h30, a encenação de Telmo Ferreira e de Hugo Inácio, “Frei Luís De Sousa”, anima a Oficina Municipal de Teatro. 

No entanto, há outros eventos ao longo do dia, que merecem igual destaque. Entre as 10h00 e as 18h30, na Biblioteca Municipal de Coimbra, tem lugar a exposição “Casamentos da Rainha Santa: a madrinha da caridade”.

Pelas 15h00, decorre a visita guiada “Era uma vez… as rosas de Isabel”, com ponto de encontro em frente à entrada do Mosteiro de Santa Clara a Velha. 

A partir das 15h30, têm lugar diversas inaugurações pela cidade, como a da rua Pinto dos Santos; da rua Palmira Pedro (16h30); e da Biblioteca Dr. Hélder Abreu (17h30).

O circuito nacional de basquete 3X3, na praça Heróis do Ultramar e praça central do Alma Shopping, decorre ao longo de todo o dia.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM