19 de Julho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dezoito marchas populares desfilam hoje na Baixa

14 de Junho 2019

Cerca de um milhar de pessoas vai desfilar, esta noite (14 de junho), pelas ruas da Baixa de Coimbra. O desfile das Marchas Populares conta com a participação de 18 grupos, oriundos de várias freguesias do concelho e da região, que vão trazer ao “coração” da cidade muita música, cor e alegria.

A animação típica dos santos populares volta a animar a Baixa de Coimbra. O “coração” da cidade enfeita-se para esta grande noite, que volta a reunir nas ruas 18 marchas que vão dar um colorido e um brilho muito especial ao centro histórico.

Promovida pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), o desfile das Marchas Populares vai já na sua 10.ª edição, assumindo-se, como explica o presidente Vítor Marques, como o “maior evento promovido pela APBC”, não só pelo número de marchantes que envolve mas também pelo número de visitantes que atrai nesta noite à Baixa.

Durante a apresentação do evento, que decorreu na terça feira na Praça do Comércio, Vítor Marques sublinhou a importância que este evento tem para a “valorização da cultura e das tradições”, já que cada uma das marchas participantes “traz ao centro da cidade algo que é muito caraterístico das suas próprias freguesias”.

O desfile começa às 21h00 e apresenta-se, este ano, com “um formato renovado”, de forma a potenciar “a grandiosidade deste espetáculo e permitir aos participantes e visitantes da cidade melhores condições para assistirem à festa”.

A abrir o desfile vão estar a Marcha Infantil dos Moinhos e a Marcha da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Soure. As atuações principais das 18 marchas vão estar divididas por dois palcos, um na Praça 8 de Maio e outro na Praça do Comércio, estando as apresentações a cargo de Afonso Lázaro Pires, presidente da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra, e do mágico Telmo Melo.

Haverá, contudo, como tem sido habitual, outros pontos de atuação estática, nomeadamente no Terreiro da Erva, nas ruas da Sofia, Visconde da Luz e Ferreira Borges e, ainda, no Largo da Portagem. O desfile vai passar também pelas ruas da Louça, Gala, Padeiras, Eduardo Coelho, Sargento Mor e Sota, criando assim um ambiente de alegria, cor e festa por toda a Baixa, onde irá sobressair também o aroma da sardinha assada, tão apetecível nesta quadra e que está em destaque em 37 restaurantes que aderem à Festa da Sardinha.

APPACDM de Soure, Arregaça, Marcharte, Ribeira de Frades, Cegonheira, Antanhol, Grupo Artístico de Ribeira de Frades, Santa Clara, S. João de Vila Nova (Cernache), S. Martinho do Bispo, Eiras, Bairro de Celas, Brasfemes, Moinhos, Vilamar, Semide, Espite (Albergaria dos Doze) e Artes do Palco (Vila Nova de Anços) são as 18 marchas participantes, envolvendo cerca de mil marchantes.

“Esta é uma festa para toda a cidade – comerciantes, moradores, marchantes e visitantes”, sublinha Vítor Marques, apelando aos “conimbricenses para que venham ao centro histórico assistir a esta festa de luz, cor e música” mas desafiando também os próprios comerciantes para que se envolvam nesta realização, para que a divulguem e para que enfeitem as ruas e as montras com motivos alusivos aos santos populares. Pede, ainda, que, caso não possam estar de portas abertas, mantenham as montras iluminadas, mostrando assim a todos que “o comércio da Baixa está vivo e que a Baixa tem a sua própria cultura e património e que é um espaço público fantástico para usufruir nos sete dias da semana”.

Festa da Sardinha em 37 restaurantes

Trinta e sete restaurantes da Baixa (mais três do que no ano passado) aderem, até amanhã, à Festa da Sardinha, promovida pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), esta festa.

Em época de santos populares, a restauração aposta na promoção de um dos pratos mais tradicionais desta quadra. Assim, ao almoço e ao jantar, a sardinha assada, acompanhada de pimentos, batata cozida com a pele e a broa, está em destaque nos restaurantes aderentes, saindo também os grelhadores à rua esta noite, animada pelo grande desfile das marchas populares.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM