O verão chegou e com ele as merecidas férias. Sejam estas na praia, no campo ou na cidade, é tempo de desfrutar de uma pausa sem preocupações. Para isso, é recomendado a todos que planeiem as férias antecipadamente e acautelem os principais riscos, de forma a assegurar que a família possa aproveitar cada momento de descanso com toda a segurança.
Antecipar para umas férias seguras em Portugal implica também ter atenção ao que leva na bagagem. Entre os essenciais recomendados está a inclusão de uma caixa de primeiros socorros que contenha, além dos medicamentos habituais que a família toma, analgésicos, um antissético – para tratar feridas –, pensos rápidos e um repelente de mosquitos.
Nesta época tão convidativa a banhos, importa não esquecer os cuidados a ter na exposição solar, para evitar a desidratação, as insolações e as queimaduras. Para além do protetor, é preciso não esquecer a ingestão de líquidos, sobretudo água.
Se prefere praias fluviais ou mesmo rios selvagens, redobre os cuidados. É preciso ter atenção nos espaços desconhecidos e ter em atenção que, muitos destes, não têm vigilância.
Se optar por caminhadas pelo campo, montanhas ou florestas, sempre tão atrativas, faça-o também em segurança – evite as horas de maior calor, opte por zonas de sombra, use calçado e roupa adequada e não se esqueça de levar água.
Nos tempos atuais, não pode esquecer também os cuidados de prevenção do contágio da covid-19. Tem que seguir todas as regras da Direção Geral de Saúde. Assim, vá para onde for, não se esqueça de consultar antecipadamente as medidas de contenção da pandemia em vigor no concelho de destino das suas férias, utilize máscara no contacto ou proximidade com pessoas fora do seu agregado familiar, desinfete regularmente as mãos e mantenha o distanciamento social recomendado.