2 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Descontos nos passes chegam aos 30% na Região de Coimbra

5 de Abril 2019

Viajar nos transportes públicos é agora mais barato para os titulares de passes sociais. A medida entrou em vigor na segunda feira, 1 de abril, e nos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) representa uma poupança de 30 por cento.

Esta redução, que também abrange os transportes alternativos do Ramal da Lousã/Sistema de Mobilidade do Mondego, será gradual já que, como explica a Câmara da Lousã em nota divulgada, “os operadores terão que se adaptar e implementar o referido desconto”, no âmbito do Plano de Apoio à Redução Tarifária (PART).

Destes 19 municípios da CIM RC, apenas o de Coimbra não é abrangido, uma vez que a gestão dos transportes é da responsabilidade da Câmara Municipal, através dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que têm também reduções significativas nesta rede de transportes no âmbito do PART, como anunciou já a autarquia, prevendo também, a par com esta poupança, o alargamento da rede dos SMTUC a Almalaguês (via Anaguéis), Zorro, Antanhol (via Casais e via Covões) e Loureiro, o que deverá acontecer no final do ano, quando terminarem as concessões válidas em curso.

No âmbito das suas competências enquanto entidade gestora de transportes, a CIM Região de Coimbra está também a preparar um concurso internacional para a reestruturação da rede de transportes que tem como objetivo melhorar a mobilidade na região. Luís Antunes, presidente da Câmara da Lousã, entende que “esta é uma medida importante que vai beneficiar, relativamente ao concelho da Lousã, os utentes dos transportes alternativos do Sistema de Mobilidade do Mondego”. O autarca destaca, ainda, “o compromisso da CIM RC em implementar ações e medidas que contribuam para uma região mais coesa e com melhor qualidade de vida”.

Recorde-se que a redução do valor dos passes dos transportes públicos vai beneficiar cidadãos de todo o país, cabendo a cada uma das 21 Comunidades Intermunicipais definir quais os descontos para os seus municípios, de acordo com as realidades próprias de cada território.

No caso da CIM RC a redução do custo dos passes é “uniforme, independentemente das tipologias dos 13 operadores” que prestam serviço na região (rodoviário e ferroviário), como explicou Jorge Brito, secretário executivo da entidade à Lusa.

A CIM Região de Coimbra abrange os 17 municípios do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares) e, ainda, Mealhada (Aveiro) e Mortágua (Viseu).


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM