27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

LUCINDA FERREIRA

Descoberta

9 de Novembro 2018

Há dias fui surpreendida com uma surpresa agradável. Na Junta de Freguesia dos Olivais descobri que existe, há pouco tempo, o Centro de Estudos dedicado a Santo António.

Aliás, este Centro de Estudos dedicado a Santa António teve o seu início, sob o mandato deste mesmo Presidente, o Senhor Francisco Andrade, por volta de 2005. Existiu na antiga Junta, numa salinha situada sob o local, onde agora funcionam os CTT.

Tem documentos interessantes. Contei à volta de duzentas imagens e quadros, que são uma homenagem justa a Santo António, um santo muito popular entre os portugueses, nomeadamente nesta freguesia, por ser um dos locais onde este ser humano tão especial, passou algum tempo da sua vida.

Além disso, o padroeiro desta freguesia saiu do Mosteiro de Santa Cruz, despojando-se de todos os seus bens, vindo viver para a Capela de Santo Antão, na Igreja de Santo António. Aí, simpatizando com o ideal franciscano, adotou o nome de António e tornou-se Franciscano.

Entre as imagens muito agradáveis de se verem neste Centro, deparamos com todos os estilos, desde o mais clássico ou mais moderno, passando também por produções de estilo naif.

Documentos, que concernem a esta venerada figura, podem ser lidos, assim como a aquisição de postais alusivos ao monumento onde viveu o Santo, assim como retrato do nosso querido Santo António, cujo nome de família era Fernando de Bulhões, como todos sabemos.

Será ainda oportunidade de rever mais um trabalho raro e precioso, do autarca desta Freguesia de Santo António dos Olivais, o Senhor Moura Távora, já com jóias inestimáveis e criações artísticas de uma finura e recorte raramente vistas.

Esta iniciativa recente tão oportuna pode ser visitada por quem o desejar, dentro do horário da Junta de Freguesia.

Isto acrescentaria eu: este Centro dedicado a Santo António está aberto a todos que queiram deixar aí representada a sua obra (escultura, pintura, música , literatura, etc…) por amor a Santo António, enriquecendo o referido Museu, que passará a testemunhar, com indicação da sua oferta e nome, a sua colaboração e o seu amor a um Santo tão milagreiro, induzindo as pessoas a valorizar a ligação ao divino, tão necessária neste momento em que vivemos.

E muito mais …

Sabe o responso a Santo António? Ele está lá exposto. Pode copiá-lo ou quem sabe, futuramente talvez o possa lá adquirir, a fim de recolher fundos para investimento no referido Centro dedicado a Santo António, nascido da inspiração, amor, dedicação do seu Presidente, que me confessou com toda a simplicidade, que ao tomar banho, lhe ocorreu esta “inspiração antoniana”!… Ora o espírito sopra onde e quando quer…

Portanto a todos os trabalhadores da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, com uma nota especial para o nosso estimado e dedicado amigo, Presidente Francisco Andrade e dr. Murta, sempre presente no Centro de Estudos de Santo António, a nossa gratidão e a nossa alegria, pelo convívio com pessoas tão dedicadas!

E se um dia fosse visitar o Centro de Estudos de Santo António, na Junta de Freguesia dos Olivais, e escutasse leituras de Padre António Vieira e João Villaret dizendo o Poema a Santo António?


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM