24 de Janeiro de 2026 | Coimbra
PUBLICIDADE

Martinho

DA FORÇA DO QUERER…(4)

14 de Novembro 2025

Uma vacação de vários meses, decorrente da decisão de ter desistido do rumo de empregado de escritório, deu-lhe oportunidade de se dedicar em pleno aos estudos e de completar o 1º ano do referido Instituto – que lhe dava equivalência ao curso geral dos liceus – , e a possibilidade de se candidatar ao estagiário de escriturário no Tribunal Judicial do Porto, embora com carácter aleatório, onde se manteve cerca de dois anos, com a vantagem de poder conciliar o emprego com a frequência às aulas. Apesar desse azáfama, lá foi vencendo a “luta” de acumulação de ambas as funções até estar prestes de concluir os citados preparatórios.

Mas por que, entretanto, lhe surgiu nova oportunidade de se propor a outro lugar na função pública – sem ter de estar permanentemente sentado e contido numa repartição, durante o período completo de trabalho -, com maior estabilidade e melhor estatuto social e económico, tendo sido chamado a prestar provas, cuja classificação obtida sumplantou as mínimas exigidas para ingressar na categoria de inspetor, num específico lugar da Função Pública. Não obstante ter vencido a maior parte dos obstáculos que ao longo da sua trajetória profissional e académica foi superando, também  as funções de inspetor lhe causaram alguns escolhos, quer pela complexidade do seu portefólio de atividades, quer pelo desassossego que a sua visita causava às empreses, quer ainda pela constante e desmedida reivindicação das forças sindicais, que tanto atacavam as empresas como os próprios inspetores. Enfim, só a sua sistemática agitação laboral e consequente recurso às greves os saciavam, e continuam.na mesma senda.

O esperado êxito do nosso personagem firmou-se ao subir mais um degrau na escala do saber e da situação profissional, com a admissão, primeiro à Faculdade de Economia da UP e, seguidamente, por opção, à Faculdade de Direito da UC, sempre como voluntário; e, com a sua persistência e força de vencer, lá foi conciliando as duas situações, até que concluiu a licenciatura… Como na vida, nada é perene, o novo dr. decidiu requer, depois de 42 anos de serviço, a cessação antecipada daquela atividade profissional para se dedicar, exclusivamente, à advocacia – à qual aspirava desde muito novo -, que exerceu, ininterruptamente, durante mais de uma vintena de anos, até que, já com a sua proveta idade, o bom senso o avisou que era chegado o momento de parar. E parou.

 

Nota: – o texto resultou da repristinação da narrativa exposta pelo nosso enigmático personagem.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM