26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Criatividade e muita animação no Carnaval do Bairro Norton de Matos

8 de Março 2019

Centenas de pessoas desfilaram, no domingo, no corso do Bairro Norton de Matos. Promovido pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, este desfile juntou pessoas de todas as idades, num verdadeiro encontro de gerações que, para além dos grupos organizados, contou com a participação de muitos foliões, que vestidos a rigor, se foram associando ao corso.

A tarde não podia ter sido mais animada. Com S. Pedro a ajudar à festa, guardando a chuva para a noite e madrugada, a animação prolongou-se por toda a tarde, num evento onde voltou a sobressair a criatividade dos trajes, as decorações dos carros, a beleza das máscaras e, acima de tudo, a alegria que caracteriza esta época festiva.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais não escondeu a sua satisfação pelo sucesso de mais este grande evento. Para Francisco Andrade, a adesão e envolvência de todos os presentes provou que este é, como sempre defendeu, “um Carnaval genuíno, diferente de todos os outros”. Congratulando-se com o ambiente criado em todo o Bairro, o autarca destacou o “número imenso de pessoas que, de forma espontânea, se juntou ao desfile”, pessoas individuais mas também as muitas crianças acompanhadas pelos pais ou outros familiares.

“Este é um Carnaval que deve orgulhar os conimbricenses”, sublinhou, reafirmando que este é um evento “para continuar”, que mobiliza toda a freguesia e mostra o seu dinamismo. “Estou convencido de que no próximo ano ainda será melhor e desafio já as pessoas a virem até cá na próxima edição”, convidou.

Muito satisfeitos estavam também os reis da festa. A olivanense, Luísa Gomes Duarte, “nascida e criada” no Bairro Norton de Matos, partilhou o trono com o mágico Telmo Melo. A jovem estudante da Escola Superior de Educação de Coimbra conhece bem este desfile, apesar de ser a primeira vez que ocupou o “trono”. “Venho ao Carnaval do Bairro desde que me lembro. É um sonho estar aqui. Uma experiência completamente diferente de tudo o que já vivenciei”, explicou. Para Telmo Melo esta continua a ser sempre “uma experiência muito agradável”, mesmo não sendo uma estreita. O mágico há muito que colabora em várias realização da Junta, a quem agradeceu por mais esta tarde de alegria.

Criatividade, diversão, música e muita alegria voltaram a marcar, portanto, o Carnaval do Bairro Norton de Matos. Com grande tradição nesta localidade, havendo registos desta festa há mais de um século, o Carnaval dos Olivais foi retomado em 2001 e, desde então, tem-se afirmado como um acontecimento de referência em Coimbra, que atrai grupos e visitantes de toda a cidade.

Tal como manda a tradição, a festa estendeu-se por todo o Bairro, com o desfile a começar na Rua Verde Pinho e a seguir pela Travessa Verde Pinho, Rua Dr. Daniel de Matos, Rua Adolfo Loureiro, Rua de Macau, Rua Mouzinho de Albuquerque, Rua Pedro Álvares Cabral e Rua Dr. Daniel de Matos, terminando na Praceta Infante D. Henrique.

Promovido pela Junta, o corso contou com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Fundação Inatel.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM