O Município de Soure está à procura de profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos de análises clínicas e saúde pública, técnicos de diagnóstico e terapêutica, farmacêuticos, entre outros), para efetuar voluntariado, colaborando na realização de testes de despiste e diagnóstico do novo coronavírus Covid-19.
A autarquia quer proceder ao rastreio sorológico dos profissionais de serviços de saúde, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), bombeiros, proteção civil e funcionários municipais dos serviços básicos, numa iniciativa articulada com a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra e com a supervisão da Administração Regional de Saúde do Centro.
Para esta tarefa, contará com a colaboração dos técnicos do Serviço Nacional de Saúde das Unidades de Saúde locais, necessitando ainda do auxílio de voluntários qualificados da área da saúde.
A autarquia explica que este será um investimento “totalmente municipal”, que deverá ultrapassar os 50 mil euros só na primeira fase, que está a decorrer até 16 de maio.
Inicialmente, a prioridade será testar os trabalhadores de maior risco, como profissionais das IPSS, da área de saúde, bombeiros, colaboradores de creches, comerciantes e prestadores de serviços personalizados na comunidade (por exemplo, cabeleireiros, barbeiros, taxistas).
Estão previstas mais duas fases desta campanha de rastreio, que irá incluir a realização de testes à comunidade escolar (alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino) e aos funcionários da autarquia. Com a terceira fase, a realizar no início do próximo ano letivo, o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes, estima que se consiga testar pelo menos metade da população do concelho, com recursos a estes testes somados aos do SNS.
A autarquia reforça, por isso, o apelo ao voluntariado de profissionais de saúde que possam colaborar nesta iniciativa. Quem puder ajudar deve manifestar a sua disponibilidade através do telemóvel 911 010 062 ou do e-mail asocial@cm-soure.pt, indicando nome e contactos.