4 de Agosto de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Covid-19: Núcleo do Centro da LPCC já angariou mais de 30 mil euros

9 de Maio 2020

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) já angariou mais de 30 mil euros no âmbito de uma campanha de recolha de fundos destinada à aquisição de bens alimentares ou equipamentos de proteção individual.

Designada “Todos por Todos – Porque os doentes oncológicos vão precisar mais de si”, esta campanha arrancou há cerca de um mês e, de acordo com os números divulgados pelo Núcleo na quinta feira (7 de maio), já tinha angariado cerca de 27.000 euros em dinheiro e outros três mil em donativos em espécie, tendo sido distribuídos na região Centro um total de 16.706 produtos.

“A iniciativa, dirigida aos residentes na região Centro, pretende angariar fundos para a aquisição de bens alimentares, equipamentos hospitalares e de proteção individual, a serem entregues a unidades hospitalares, centros de saúde, lares e residências de idosos de toda a região Centro, enquanto decorrer esta fase crítica [da pandemia de Covid-19]”, refere o NRC.

Adianta também que, logo que os aspetos logísticos de fornecimento de bens alimentares, equipamentos e materiais de proteção “estejam mais normalizados”, a campanha visará ainda “reforçar o apoio aos doentes oncológicos e suas famílias”.

O Núcleo Regional do Centro destaca a iniciativa da empresa Pereira & Santos – Cash & Carry, de Coimbra, que, “sob o princípio da responsabilidade social empresarial”, fez “o primeiro de todos os contributos” para a campanha, no valor de mais de 22 mil euros, cerca de 73 por cento do valor já angariado.

A ação solidária insere-se num plano estruturado que o NRC-LPCC tem em curso e “cujo investimento orçamental ultrapassa os 200 mil euros de aquisição de materiais e bens”. Em nota divulgada, a instituição apela “à solidariedade de todos” no atual contexto de emergência nacional. “Ao proteger os profissionais de saúde, estamos a proteger os doentes oncológicos e seus familiares”, refere, informando ainda que a atualização da informação das despesas efetuadas, dos donativos recebidos (em dinheiro e em espécie), bem como para que entidades foram distribuídos, é feita diariamente na página da campanha na Internet.

Voluntários costuram equipamentos de proteção

De referir ainda que, neste contexto de pandemia, voluntárias do Núcleo Regional do Centro da LPCC estão a costurar, em casa, equipamento de proteção individual para entregar aos profissionais de saúde da região Centro.

“Em poucos dias nasceram centenas de exemplares de equipamento de proteção individual. Mais de 600 metros de tecido deram origem a cerca de 1.200 peças: desde máscaras, a cogulas, botas e cobre botas”, realça o Núcleo.

Esta iniciativa conta com a colaboração exclusiva de voluntárias do NRC-LPCC, nomeadamente monitoras no Centro de Voluntariado Ocupacional do Núcleo, que estão a fabricar artesanalmente, em suas casas, este material para posterior doação a unidades hospitalares, centros de saúde e estruturas de apoio a idosos, que se debatem com a sua falta no dia a dia.

“Ao proteger os profissionais de saúde estamos a proteger, uma vez mais, os doentes oncológicos e seus familiares”, reforça o presidente do Núcleo, Vítor Rodrigues.

Vários conjuntos de peças foram já entregues aos profissionais de saúde, nomeadamente ao Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro de Saúde de Ovar e ACES do Baixo Vouga e ACES Dão Lafões.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM