A Cáritas Diocesana de Coimbra, através do seu Centro Comunitário de Inserção, lançou a campanha “Máscara Solidária”, através da qual pretende assegurar as necessidades alimentares dos agregados familiares que acompanha, principalmente das crianças.
Cada máscara de pano, com elásticos e cinco filtros substituíveis, pode ser adquirida por três euros, valor que, segundo a instituição, se traduzirá na “compra de produtos frescos como carne, peixe, iogurtes e legumes para as famílias”.
As encomendas podem ser efetuadas através do telefone 239 855 840 ou do e-mail ccinsercao@caritascoimbra.pt.
Situado na Rua Direita, na Baixa, o Centro Comunitário de Inserção da Cáritas de Coimbra apoia diariamente muitas pessoas e famílias desta área geográfica da cidade. A institução alerta para a realidade em que se encontram muitas famílias que já acompanhava e que, nesta situação de pandemia, se viram obrigadas a ficar em casa.
A Cáritas de Coimbra apela à generosidade de toda a comunidade e lembra que, ao proteger-se a si e aos outros, estará também, através das máscaras solidárias, a apoiar famílias, suprimindo as suas necessidades mais emergentes no decorrer da pandemia Covid-19.
Deixa ainda algumas recomendações sobre o uso destas “máscaras solidárias” – devem cobrir o nariz, a boca e o queixo; estar ajustadas e o mais apertadas possível à volta do rosto; e os filtros podem ser feitos de lenços de papel, filtros de café ou folhas de papel de cozinha. O utilizador deve, ainda, lavar bem as mãos antes de colocar a máscara, não deve tocar-lhe durante o seu uso e quando a retirar deve certificar-se que tem as mãos limpas, segurando sempre pelos elásticos. Cada máscara deve ser lavada após cada utilização e, no caso de ser lavada à mão, deve ser fervida após a lavagem. Se for lavada na máquina deve fazê-lo preferencialmente a 90 graus.