A Câmara Municipal da Lousã está a realizar testes de despistagem à Covid-19, no âmbito do estabelecido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e de acordo com o procedimento definido pelas entidades envolvidas neste processo, nomeadamente as autoridades locais de saúde.
Os testes serológicos foram adquiridos pela Câmara Municipal estando certificados pela Comunidade Europeia e registados no Infarmed. Nesta fase estão a ser realizados a trabalhadores de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) que cuidam de idosos, bombeiros do concelho, militares em funções no Posto da GNR da Lousã e trabalhadores da Câmara Municipal que asseguram funções essenciais, de acordo com os critérios definidos pelas autoridades de saúde.
Estes testes são realizados recorrendo à colheita de uma amostra de sangue do paciente a testar que depois é processada laboratorialmente com uma abordagem para realização de um rastreio combinado de testes serológicos para avaliarem as IgM e IgG + Teste de doseamento sanguíneo da PCR para análise da Proteína C Reactiva, cujos resultados são interpretados com base num fluxograma criado pela Administração Regional de Saúde do Centro para o efeito.
Caso este primeiro rastreio seja positivo, seguir-se-á a necessária confirmação através da realização de testes de Biologia Molecular (Vulgo Zaragatoa- RP-PCR).
Para a realização desta despistagem, a Câmara da Lousã conta com a colaboração da Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra, que disponibiliza uma equipa responsável pelas colheitas (dois docentes e alunos do último ano do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais), dos profissionais de saúde das instituições onde o mesmo foi realizado e do Laboratório Arunce que realiza todo o processo laboratorial e cujo diretor técnico, Nelson Tiago, coordena todo o processo.
A autarquia adianta ainda que continuará, em articulação com as Autoridades Locais de Saúde e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a procurar implementar as medidas adequadas para que o impacto desta pandemia seja o menor possível no concelho.