Cooperativa Agrícola da Tocha completa 50 anos com orgulho do seu caminho
A Cooperativa Agrícola da Tocha (CAT) está de parabéns. A completar 50 anos de atividade, foi pela força de vontade de um grupo de 12 agricultores, em 1974, que nasceu um órgão capaz de responder às necessidades dos profissionais desta área e da população em geral.
“Estamos a celebrar os 50 anos de vida e tenho a felicidade de ser o presidente da instituição neste marco histórico”, começou por referir o presidente, Bruno Marques. “A Cooperativa tem feito um trabalho de crescimento, de sustentabilidade, e deixo a minha homenagem aos 12 fundadores que foram fundamentais para o projeto, bem como todos os diretores e trabalhadores pela estabilidade e pelo crescimento que fizeram para que hoje seja uma instituição de referência para a região”, notou.
Ciente dos problemas atuais do setor, o responsável pela CAT afirmou que desde que assumiu a direção tem “tentado alertar todas as instituições que podem ajudar a resolver os problemas”, que se baseiam essencialmente no abandono de terrenos e na agricultura de precisão. “A agricultura é cada vez mais potenciada ao pormenor, é mais rentável ter um terreno com vários hectares juntos do que dispersos e temos tentado chamar a atenção para isso”, frisou.
Bruno Marques teve a oportunidade de, no Dia do Agricultor, trocar algumas palavras com o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, que visitou o certame. “O ministro sabe perfeitamente do problema da região, não se pôs de fora e agora vamos ver que soluções é que eventualmente podemos ter para esta região. Sabemos que não é fácil de resolver porque se fosse já estaria resolvido”, disse Bruno Marques.
Presente na Expofacic, a Cooperativa Agrícola da Tocha, que conta com 103 trabalhadores, foi distinguida por ser uma empresa de sucesso, com grande impacto financeiro no concelho de Cantanhede.
Celebração dos 50 anos
Com várias iniciativas ao longo do ano para celebrar os 50 anos da Cooperativa Agrícola da Tocha, o ponto alto das comemorações acontece no dia 20 de agosto, com um dia repleto de atividades.
Pelas 10h00, na Igreja da Tocha, haverá uma missa de homenagem aos fundadores da CAT. Às 11h30, na Sala de Formação – Andrades, decorre a cerimónia protocolar. O almoço acontece nos Armazéns Agrícolas pelas 12h30 e contará com cerca de mil pessoas, entre sócios, clientes, convidados e entidades.
Da parte da tarde, às 16h00, haverá animação cultural e o corte do bolo de aniversário. À noite o artista Quim Barreiros faz as delícias e dá música para todos. O dia termina com o fogo de artifício às 23h30.
Feira Agrícola da Tocha
De 13 a 15 de setembro, a Cooperativa Agrícola da Tocha vai organizar, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, a Feira Agrícola da Tocha. Trata-se de uma feira que se realiza pela primeira vez na região e com moldes diferentes dos habituais.
Para além dos espaços de exposições tácticas haverá também culturas implementadas num terreno agrícola, com uma área de sensivelmente três hectares, onde terá vários produtos, desde morango, pimento, alface, feijão, couve, milho para grão, para selagem, e ainda contará com a demonstração de várias máquinas.
“Será uma feira interativa, há dimensão da agricultura da região e tem tudo para que seja uma boa feira e um sucesso”, transmitiu Bruno Marques.