24 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

SANSÃO COELHO

Coolectiva – Excelente revista digital de Coimbra

4 de Junho 2021

Devo revelar o meu desconhecimento (imperdoável) perante a existência da publicação digital com o título COOLECTIVA com sede em Coimbra. Tomei conhecimento há dias da sua existência e rejubilei. Tem um excelente design, boas fotografias, um conteúdo fresco e aborda temas relevantes para a cidade e região. Culturalmente atenta com um grupo de colaboradores-criadores já prestigiados, a COOLECTIVA merece que todos nós a acompanhemos entrando com regularidade em: coolectiva.pt

Respigando da assunção da publicação pelos seus editores ali se diz que “somos uma revista digital assumidamente local e regional que todos os dias fala sobre o que se faz e o que se pode fazer por Coimbra e a região Centro de Portugal. Contrariamos a ideia de que não se passa nada, ou não se sabe de nada, divulgando eventos, lugares, produtos e experiências. (…) Sentimos o pulso à região à medida que criamos os nossos conteúdos mas também através do feedback que recebemos dos leitores e curiosos. Sentamo-nos à conversa, vamos a eventos, experimentamos restaurantes, fazemos experiências que depois contamos com um registo positivo. Publicamos livremente e de acordo com os nossos critérios editoriais sobre quem encontramos e quem nos chega”.

Tematicamente variada entre a cultura erudita e popular, os factos diversos ou as “questões coimbrãs” lançadas à cidade a COOLECTIVA é uma aposta ganha. Revista online de cultura, lifestyle, lazer e agenda atualizada merece percuciente atenção e figurar na nossa lista de favoritos. Lamento, apenas, ter perdido o tempo inicial da publicação e envio um abraço de parabéns a todos os que corporizam a COOLECTIVA, revista de excelência.

Sem aperitivo musical

No final dos anos 60 e início dos anos 70 o Grupo de Emissores do Centro da Emissora Nacional transmitia diretamente dos seus estúdios em Coimbra, de segunda a sexta, à volta do meio-dia, um programa radiofónico em onda média que foi a companhia favorita de milhares de ouvintes na Região Centro. O programa intitulava-se APERITIVO MUSICAL e era regularmente apresentado por dois saudosos companheiros: ÁLVARO PERDIGÃO e PINHO SIMÕES. Tal como o nome indica os referidos locutores-animadores serviam aquela hora de almoço um variado menu musical e diversas receitas da gastronomia e da doçaria da região. Os ouvintes participavam com alguma regularidade a enviarem receitas havendo alguns colaboradores assíduos como o radioamador Filipino Martins que também metiam a sua colherada neste APERITIVO MUSICAL. Nessa época talvez só a Maria de Lurdes Modesto com o seu programa televisivo dedicado à cozinha terá feito alguma concorrência ao Beirão APERITIVO MUSICAL o qual também promovia a identidade da região. Pinho Simões faleceu prematura e inesperadamente e está agora a fazer anos a sua partida. Recentemente fomos surpreendidos com o falecimento de Álvaro Perdigão que foi ainda colaborador da imprensa coimbrã. Curvamo-nos agora perante a memória deste companheiro de lides radiofónicas tal como o fizemos quando Pinho Simões nos deixou. Ambos fazem parte com grande relevo da história da rádio pública em Coimbra.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM