19 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Convento São Francisco com programação muito diversificada

21 de Janeiro 2022

O Convento São Francisco apresenta uma programação diversificada para este primeiro semestre de 2022. Concertos, teatro e dança são algumas das propostas que propõe para todos os públicos.

Na música, destaque para um grande concerto a solo de Pedro Abrunhosa, a 28 de janeiro. Já fevereiro começa com Gisela João a apresentar “AuRora”, no dia 5, e prossegue com o Festival Montepio “Às Vezes o Amor”, que este ano traz a Coimbra, no dia 14, Carlão.

O mês de abril é marcado, uma vez mais, pelo “Festival Abril Dança em Coimbra”, numa organização conjunta da Câmara e da Universidade de Coimbra/Teatro Académico de Gil Vicente. O programa deste ano traz à cidade a nova criação da coreógrafa Clara Andermatt, “Pantera”, e conta com Mayra Andrade como convidada especial. Ainda no âmbito deste festival, o Convento São Francisco apresenta a “Europa Danse Company”, uma companhia de jovens intérpretes, com sede em Bruxelas, entre outras apresentações das mais recentes criações de importantes coreógrafos portugueses.

Em abril destaque ainda para o “Ciclo Somos Livres”, dedicado ao 25 de Abril, com teatro, música e oficinas. O ciclo prossegue em junho, no dia 2, com Lúcia Moniz e Pedro Lamares a subirem a palco com “Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo”, um espetáculo baseado na amizade de Sophia de Melo Breyner e Jorge de Sena.

Já no início de maio será lançado o novo trabalho do grupo de Coimbra Pensão Flor e, no final desse mês, destaque também para uma grande produção que traz à cena uma reflexão sobre a humanidade: “Requiem para uma morte anunciada”. Com direção artística de Pedro Lopes e Tiago Curado de Almeida e com direção musical de Luís Figueiredo, será apresentada uma obra original para coro (Coimbra Vocal), orquestra (Clássica do Centro), solistas, guitarra e viola de Coimbra. Este evento pretende, como refere a autarquia, “marcar uma viragem no caminho da renovação e da contemporaneidade e reafirmação nacional e internacional da Canção de Coimbra, património da cidade que é tão importante e que o Convento São Francisco continua a acarinhar e preservar”.

Em junho, o grupo “Animais” sobe ao palco do grande auditório com o seu segundo álbum, sendo também nesse mês que Arnaldo Antunes, poeta da música brasileira, poderá ser ouvido na Sala D. Afonso Henriques.

As comemorações do ano em que se celebram 100 anos do nascimento de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, também merecem destaque na programação do Convento São Francisco. O espetáculo “Memorial do Convento” vai ser encenado pela companhia “Dança em Diálogos”, enquanto “A Maior Flor do Mundo”, de Hugo Cabral Mendes e Inês Gomes, será um espetáculo imersivo para as famílias, que desvenda a importância de preservar e cuidar da natureza.

Destaque, também, para o regresso ao Convento do Café Curto (com miniconcertos às terças feiras, às 19h30) e do “Ciclo M.” (dedicado às mulheres) e, ainda, para as visitas guiadas “Por um Fio” e “30 metros” e para a exposição de Silvia Beccaria, “Tramas do Tempo”, na Galeria Pedro Olayo (Filho).

“As propostas são muitas e variadas para visitar o Convento São Francisco. Com as salas abertas à sua lotação máxima, a programação regular volta a este espaço da Câmara Municipal de Coimbra, como forma de retomar os hábitos culturais que a pandemia limitou nestes quase dois anos”, refere o Município.

A programação completa pode ser consultada em http://www.coimbraconvento.pt.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM