A Arrufada de Coimbra, os Queijinhos do Céu e o Morgado do Buçaco conquistaram a medalha de ouro no 5.º Concurso de Doçaria Conventual e Tradicional, realizado no âmbito da XI Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra, que decorreu, no fim de semana, no antigo Convento de Sant’ Ana, em Coimbra.
Estes três doces conquistaram a primeira posição nas categorias de “Bolos lêvedos, pães-de-ló e similares”, “Bolos finos” e “Doces de colher, pudins e similares”, respetivamente. A medalha de prata distinguiu o Bolo de Ançã, a Queijada de Coimbra e o Pudim Abade de Priscos, nas mesmas categorias. Já o prémio “O Melhor dos Melhores” foi entregue ao Morgado do Buçaco.
Promovido pela ADOC – Associação de Doceiros de Coimbra, este concurso, que vai já na quinta edição, tem como objetivo “estimular e motivar todos os produtores para que, no respeito pelas receitas, costumes e tradições doceiras regionais, desenvolvam sinergias que elevem todos os produtos que constituem o Património Doceiro de Coimbra e das regiões representadas no certame, ao seu mais alto nível de prestígio e dignidade, continuando a promover o uso dos ingredientes tradicionais, manter a qualidade e a originalidade da doçaria portuguesa”.
Coube ao júri – que integrou elementos do Turismo Centro Portugal, da Escola Superior Agrária de Coimbra, do Mercado Abastecedor de Coimbra e da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – eleger os doces que mais se distinguiram.