24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Complexo Arqueológico vai promover Villa Romana do Rabaçal

14 de Fevereiro 2020

A Câmara Municipal de Penela quer criar um Complexo Arqueológico da Villa do Rabaçal que visa apoiar a conservação, preservação, visita, interpretação e exposição do legado aí presente. Nesse sentido, assessorado pelo Pelouro da Encomenda do Conselho Diretivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos (CDRN), delineou uma estratégia de atuação que visa o desenvolvimento de dois concursos públicos de conceção, para a criação deste Complexo, que se complementam, com o objetivo de adquirir um projeto de requalificação para a Villa Romana do Rabaçal.

Este Complexo pretende valorizar, no fundo, vários anos de recolha, estudo e análise de achados arqueológicos naquela Villa, procurando salvaguardar o interesse patrimonial e cultural que tem e preservar o legado que aí foi deixado no período de ocupação romana na Península Ibérica.

De acordo com a autarquia, foram apresentadas a concurso 18 propostas, tendo sido admitidas 14. Destas, foram eleitas três, tendo sido contemplada com o primeiro prémio a proposta de Sara Maduro Unip. Lda (Officexsmrs)/Sossio de Vita/Parisi, cujo desenho, segundo o júri, “favorece a leitura da peça arquitetónica proposta face à antiga”, apresentando o projeto “a paisagem como museu e o museu como um recinto que se estende na paisagem”.

O segundo prémio foi para Arch. Riccardo Renzí PHD. O júri considerou que a proposta “propõe a criação de uma atmosfera ancestral aparentemente sem linguagem e sem tempo”.

O terceiro prémio foi para o projeto de Tiago Filipe Pedrosa Martins que, de acordo com o júri, “concretiza-se a partir de um elevado volume de construção”, tendo “a capacidade de criar uma leitura do sitio arqueológico bem ordenado”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM