17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra vai reduzir iluminação ornamental e natalícia

21 de Outubro 2022

A Câmara de Coimbra vai reduzir substancialmente a iluminação ornamental na cidade e vai cortar em 41% o número de horas das luzes de Natal devido à crise energética.

“O Plano de Poupança de Energia do Município prevê, numa primeira fase, a poupança de 68 mil euros anuais e uma redução de 66,5% dos consumos atuais”, afirmou Ana Bastos, vereadora com a pasta dos espaços públicos.

Esta primeira fase implica desligar a iluminação ornamental da ponte Rainha Santa, de todas as rotundas e limitá-la nas estátuas e monumentos aos fins de semana entre as 18:00 e as 23:00, com exceção para os Arcos do Jardim e a Ponte Pedro e Inês, por terem um sistema mais recente de iluminação. Está ainda previsto limitar a ativação das fontes ornamentais aos fins de semana, entre as 10:00 e as 21:00.

A segunda fase, a entrar em vigor “com base na evolução dos preços da energia”, pressupõe desligar as luzes de todas as igrejas, capelas, edifícios e estátuas com sistema binário, “que implica um corte de cerca de 87% dos consumos”, realçou a vereadora.

As luzes de Natal vão ser ativadas a 1 de dezembro, contudo vai ser reduzido o período diário da sua utilização.

“Atendendo a que parte significativa da iluminação se situa em zonas eminentemente comerciais de serviços, onde o comércio fecha às 19:00, optou-se por considerar o período das 18:00 às 23:00. Com estes horários, o período global de iluminação será de 189 horas, abaixo do valor máximo recomendado pelo Governo e francamente inferior ao período correspondente a 2021, que foi de 320 horas (redução de 41%)”, salientou Ana Bastos.

Segundo a vereadora, a autarquia está também a avaliar “a forma mais rápida e eficiente de conseguir maiores poupanças energéticas e consequentemente redução de custos”, no que diz respeito à iluminação pública.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM